Geral Compartilhar
CARINHO DE QUATRO PATAS

Hospital Nossa Senhora dos Prazeres retoma cãoterapia em Lages

A Cãoterapia auxilia no enfrentamento do estresse

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Hospital Nossa Senhora dos Prazeres retoma cãoterapia em Lages | Foto: divulgação/ HNSP
Hospital Nossa Senhora dos Prazeres retoma cãoterapia em Lages | Foto: divulgação/ HNSP

O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) oficializou o retorno da Cãoterapia, uma iniciativa que busca humanizar o ambiente hospitalar. Duas vezes por mês, pacientes, acompanhantes e profissionais recebem a visita da cadela Moana, que com seu carinho e simpatia, contribui para o bem-estar emocional de todos.

A presença de Moana, uma American Staffordshire Terrier carinhosamente chamada de “Momo”, é notada assim que suas patinhas ecoam pelos corredores da UTI e enfermarias, transformando o hospital em um espaço mais acolhedor e leve.

Benefícios no tratamento e bem-estar

Para pacientes com longos períodos de internação, a rotina hospitalar pode ser pesada. A psicóloga do HNSP, Helena Cristina da Silva, responsável pelo projeto, explica o impacto da cãoterapia: “Percebemos uma mudança real no humor dos pacientes. Eles ficam mais alegres, mais dispostos, menos ansiosos. O impacto é imediato.”

Helena destaca que a Moana ajuda a enfrentar sintomas de depressão, ameniza a solidão e pode até, emocionalmente, encurtar o tempo de hospitalização. Os benefícios são ainda mais notáveis em pacientes acamados, internados há muito tempo ou com quadros de ansiedade e depressão.

A energia de Moana não contagia apenas os pacientes. Profissionais da saúde também pausam para um carinho, sentindo o ambiente mais leve. “É incrível ver como ela muda o ambiente. Recebemos até pedidos da equipe perguntando quando será a próxima visita”, relata Helena. Ela ainda complementa que a Cãoterapia, prevista na Política Nacional de Humanização, auxilia no enfrentamento do estresse, da ansiedade e fortalece o vínculo social dentro do hospital.

“Principalmente quem tem animais de estimação em casa sente esse acolhimento de forma muito intensa. A visita dela é como se, por alguns minutos, o quarto se transformasse em um pedacinho de lar”, comenta a psicóloga.

Segurança e rigor nos protocolos

Todo o carinho da Moana é acompanhado por rigorosos protocolos de segurança, garantindo a proteção da cadela e dos pacientes. Daniane Rodrigues de Farias, assistente do Serviço de Controle de Infecções do HNSP, explica que Moana tem acompanhamento veterinário constante, vacinação completa, é desverminada e toma banho antes e depois de cada visita.

Além disso, a entrada nos quartos só é permitida para pacientes liberados pelos médicos, sem isolamento ou restrições clínicas. “Durante a visita, também fazemos a higienização das mãos dos pacientes, tudo para garantir a segurança de todos, inclusive da Moana”, finaliza Daniane.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.