Fragata ‘Jerônimo de Albuquerque’ é lançada em SC com a presença do vice-presidente do Brasil
Evento em Itajaí marca o lançamento da segunda de quatro embarcações da Classe Tamandaré, com entrega prevista para 2027
• Atualizado
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), desembarcou em Santa Catarina nesta sexta-feira (8) para participar da cerimônia de lançamento e batismo da Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201), a segunda embarcação da Classe Tamandaré construída pela Marinha do Brasil.
O evento começou às 11h20 no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, no Litoral Norte catarinense, e contou com a presença de autoridades civis e militares.
Leia Mais
O navio, com 107 metros de comprimento, é o segundo de quatro previstos para serem fabricados em Santa Catarina até 2029, como parte de um projeto nacional de defesa que prevê investimentos de R$ 11 bilhões. A primeira embarcação, batizada de “Tamandaré”, foi lançada em agosto de 2024.
A “Jerônimo de Albuquerque” começou a ser construída em novembro de 2023, com o primeiro corte de chapa, e tem entrega prevista para janeiro de 2027. De acordo com a Marinha, a nova fragata ampliará a capacidade operativa da Força Naval, fortalecendo a presença marítima do Brasil.
Fragata ‘Jerônimo de Albuquerque’ é lançada em SC com a presença do vice-presidente do Brasil
Além do impacto estratégico, o projeto das fragatas também impulsiona a economia catarinense. A Marinha estima a geração de dois mil empregos diretos, seis mil indiretos e cerca de 15 mil induzidos. Itajaí, que já é referência na indústria náutica nacional, consolida sua posição como polo estratégico para o setor de defesa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO