Geral Compartilhar
Irregularidade

Fiscalização ambiental apreende 1,2 tonelada de pescado irregular no Mercado Público de Florianópolis

Entre os produtos apreendidos estão camarões em período de defeso e 11 exemplares de cação-anjo, ameaçado de extinção

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Fiscalização ambiental apreende 1,2 tonelada de pescado irregular no Mercado Público de Florianópolis | Imagem: PMSC
Fiscalização ambiental apreende 1,2 tonelada de pescado irregular no Mercado Público de Florianópolis | Imagem: PMSC

A Polícia Militar Ambiental (PMA) apreendeu aproximadamente 1,2 tonelada de pescados durante operação realizada nesta terça-feira (29) no Mercado Público de Florianópolis. A ação resultou ainda na aplicação de mais de R$ 138 mil em multas por comercialização ilegal de peixes e camarões, especialmente durante o período de defeso.

A operação teve como foco principal a fiscalização do cumprimento das normas que proíbem a captura e venda de camarões durante o período de defeso — medida essencial para a preservação das espécies e a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Foram fiscalizadas 13 peixarias, onde foram encontrados pescados sem comprovação de origem legal. Entre os produtos apreendidos estavam 11 exemplares de cação-anjo, espécie ameaçada de extinção, além de diversas outras espécies de peixes e camarões.

De acordo com a PMA, o comércio ilegal de pescado não só compromete a sustentabilidade ambiental, mas também afeta diretamente a economia de comunidades que vivem da pesca legal e sustentável.

O período de defeso das espécies de camarão — incluindo o camarão-rosa, sete-barbas, branco, santana (ou vermelho) e barba-ruça — vai de 28 de janeiro a 30 de abril, conforme a Portaria SAP/MAPA nº 656/2022, válida para os estados do RJ, SP, PR, SC e RS.

Os produtos aptos ao consumo foram doados a instituições de caridade da Grande Florianópolis. Já os impróprios foram destinados à Comcap para descarte adequado, seguindo as normas sanitárias. Alguns exemplares também foram encaminhados ao ICMBio para análise.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.