Estudante brasileira de medicina descobre 25 asteroides nunca descritos
Feito foi repassado à Nasa, que está colhendo mais dados e irá analisar a órbita do corpo cósmico
• Atualizado
Uma jovem do interior de São Paulo descobriu mais de 25 asteroides nunca descritos enquanto estudava para o vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Segundo relato, Verena Paccola, de 22 anos, já nutria um olhar questionador e curioso sobre o mundo desde pequena.
“Minha madrinha fazia pesquisa e ela tinha um microscópio velho e me deu, eu levava para a escola e colocava formigas e folhas de árvore para analisar. Isso marca muito a minha história, porque eu me considero cientista desde então. Para mim, ser pesquisador é quando você começa a buscar as respostas para as perguntas sobre o mundo”, disse ela ao Jornal da USP.
A descoberta dos asteroides foi feita em 2020, quando Verena se preparava para prestar o vestibular da universidade. “Eu precisava estudar algo além dos conteúdos do ensino médio e fiquei sabendo da oportunidade de caçar asteroide, me inscrevi e fiz o treinamento on-line para aprender a analisar uma sequência de imagens do Universo”, contou.
Na prática, ela analisava fotos em busca de pontos em movimento e enviava os relatórios para os organizadores do programa, que os encaminha para análise da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para confirmação. Em 2021, Verena recebeu um prêmio pela descoberta.
“Eu descobri mais de 25 asteroides e pelo menos um deles é classificado como muito importante. Ele faz parte de um grupo que é chamado de fraco, se movimenta mais devagar e pode colidir com a Terra. Agora, a Nasa está colhendo mais dados e irá analisar a órbita do asteroide para verificar qual é a probabilidade de colisão com a Terra e quando isso ocorreria”, comemora a estudante, ressaltando que poderá nomear os asteroides descobertos.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO