Entenda por que a Lua cheia desta quarta é chamada de “Lua de Morango”
Saiba como esse nome surgiu
• Atualizado
Você já ouviu falar na “Lua de Morango”? Nesta quarta-feira (11), acontece o fenômeno que marca a última lua cheia da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.
O nome “Lua de Morango” vem de tradições dos povos indígenas dos Estados Unidos. Para eles, e para muitas culturas ao redor do mundo, as fases da lua servem como guia para o plantio e a colheita — uma prática milenar. A lua cheia de junho indicava que os morangos estavam prontos para a colheita.
No Hemisfério Norte, onde ficam países como Estados Unidos, Canadá, a maior parte da Europa e a China, essa lua acontece no fim da primavera. Já no Hemisfério Sul, onde estão Brasil, Austrália, Argentina e África do Sul, ela acontece no outono.
Este ano, a Lua de Morango vai ter uma característica especial: no Hemisfério Norte, será a lua cheia mais baixa no céu em quase 19 anos, por causa de um movimento natural da lua chamado precessão nodal lunar. Já no Hemisfério Sul, ela aparecerá mais alta, o que pode deixar o espetáculo ainda mais bonito.
Além do nome “Lua de Morango”, essa lua cheia de junho também é conhecida por outros nomes pelo mundo. Na China, é chamada de “Lua de Lótus”. Na Europa, recebe os nomes “Lua Rosa” ou “Lua de Hidromel”, já que junho é época de colher mel. Nos Estados Unidos, pode ser chamada ainda de “Lua da Enxada”, “Lua do Plantio” ou “Lua das Flores”.
Uma curiosidade interessante é que essa lua cheia acontece ao mesmo tempo em todo o planeta. Ou seja, quando for 4h43 da manhã no Brasil, a lua também estará cheia naquele momento na China, na Groenlândia, na Tasmânia e em qualquer outro lugar do mundo.
*Com informações de Climatempo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO