Engolir chiclete faz mal? Descubra o que acontece de verdade no seu corpo
Especialistas esclarecem se a goma de mascar pode grudar no estômago e quais os riscos para a saúde
• Atualizado
O chiclete é uma das guloseimas mais populares do mundo, especialmente entre as crianças. No entanto, desde cedo, muitos escutam um alerta dos pais: “Não engula o chiclete, senão ele gruda no estômago!”. Mas será que essa crença tem algum fundamento ou não passa de um mito? A resposta pode surpreender. Segundo informações do site Tudo Gostoso, engolir chiclete não representa um grande perigo para o organismo, mas há alguns pontos importantes a considerar.
O chiclete gruda no estômago?
Esse mito surgiu provavelmente por conta da textura pegajosa do chiclete, que pode grudar em cabelos, roupas e até no chão. No entanto, dentro do nosso corpo, o processo é bem diferente. Assim como qualquer outro alimento, o chiclete passa pelo sistema digestivo. A maior parte dos ingredientes, como açúcares e corantes, são digeridos normalmente. Já a goma-base, principal componente do chiclete, é feita de borracha sintética e parafina – substâncias que o corpo não consegue absorver.
Mas isso não significa que o chiclete ficará preso no estômago. Na verdade, ele segue pelo trato digestivo e é eliminado naturalmente nas fezes, assim como outras substâncias não digeríveis, como fibras de certos alimentos.
Mas chiclete faz mal para a saúde?
Embora engolir chiclete ocasionalmente não represente risco, mascar com frequência pode trazer alguns problemas. Muitos chicletes contêm altos níveis de açúcar, o que pode contribuir para cáries, ganho de peso e até diabetes.
Além disso, mascar chiclete de estômago vazio pode aumentar a produção de ácido gástrico. O organismo interpreta a mastigação como um sinal de que um alimento está chegando e começa a produzir ácido para a digestão. Quando o alimento nunca chega, esse ácido pode irritar o revestimento do estômago e, com o tempo, levar a problemas como gastrite.
Como consumir chiclete de forma segura?
Para quem gosta de mascar, algumas dicas ajudam a evitar problemas:
- Prefira versões sem açúcar para reduzir o risco de cáries e excesso calórico;
- Evite mascar por longos períodos, principalmente em jejum;
- Não engula chicletes intencionalmente – embora o corpo consiga eliminá-los, grandes quantidades podem causar bloqueios intestinais em casos raros.
No fim das contas, a guloseima não gruda no estômago, mas como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação para evitar impactos negativos na saúde.
*Com informações do Tudo Gostoso.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO