Santa Catarina tem a menor adesão de concluintes da rede pública ao Enem 2025
Estado explica cenário com base no perfil do ensino superior catarinense e destaca programas alternativos de acesso à universidade
• Atualizado
Santa Catarina registrou, em 2025, a menor taxa de inscrição de estudantes concluintes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas 56% dos alunos do 3º ano do ensino médio estadual se inscreveram para a prova, número que coloca o estado na lanterna nacional nesse indicador. Nenhum estado brasileiro atingiu 100% de adesão.
Leia Mais
A Secretaria de Estado da Educação (SED) se manifestou sobre os dados e atribuiu o índice à própria configuração do sistema de ensino superior catarinense. Segundo a pasta, Santa Catarina conta com uma das maiores redes de universidades comunitárias e privadas do Brasil, o que influencia diretamente na forma de ingresso dos estudantes ao ensino superior.
O Enem não é a principal via de entrada para a maioria dos estudantes catarinenses, com exceção da UFSC, da UFFS, da Udesc, dos institutos federais e algumas outras poucas instituições universitárias”, informou a SED, por meio de nota oficial. A natureza voluntária do exame, aliada a essa configuração, explica a menor adesão.
Ainda segundo a secretaria, o Estado tem ampliado políticas próprias de acesso à universidade, como os programas Universidade Gratuita e o Fumdesc. Juntos, já beneficiaram mais de 50 mil estudantes, muitos dos quais são os primeiros de suas famílias a ingressar no ensino superior.
Além disso, a pasta destaca que a taxa de transição direta do ensino médio para o ensino superior em Santa Catarina já registra crescimento. Paralelamente, ações estruturadas têm sido implementadas com foco na melhoria da aprendizagem e no incentivo à cultura da avaliação.
Um dos exemplos é o programa Qualifica SC, que, neste ano, aplicou o primeiro de três simulados voltados à preparação para exames como o Enem e o SAEB. A iniciativa já envolveu mais de 128 mil estudantes da rede estadual.
Apesar da baixa adesão ao Enem, a SED garante que Santa Catarina segue investindo em políticas públicas para fortalecer o ensino médio e ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior — ainda que por caminhos diferentes daqueles tradicionalmente usados em outros estados.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO