Reta final do ENEM: como revisar, o que estudar e dicas para a redação, segundo professores
Na contagem regressiva, o momento não é de sobrecarga, e sim de estratégia
• Atualizado
Os dois domingos mais esperados (e temidos) pelos estudantes brasileiros estão chegando. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, e milhares de candidatos em todo o país já entram no modo concentração total. Mas, segundo professores ouvidos pelo SCC10, a palavra de ordem agora é equilíbrio.
Na contagem regressiva, o momento não é de sobrecarga, e sim de estratégia, explica o professor de matemática e diretor de um dos cursinhos pré-vestibular mais tradicionais de Florianópolis, Erivaldo Raquel de Carvalho. “No sábado, que antecede a prova, é preciso descansar bem. O ENEM é uma prova bem exaustiva, então o corpo e a mente precisam estar preparados”, orienta o professor.
É hora de revisar?
A recomendação do mestre também envolve um foco de revisão direcionado nos conteúdos. “Na semana que antecede Linguagens e Humanas, que é essa semana, o ideal para rever somente essas áreas, nada de Natureza e Matemática agora. E na próxima semana, claro, focar em Matemática e Natureza”, explica.
Além disso, revisar de forma leve e aplicar o que já foi aprendido é o melhor caminho para fixar o conteúdo. “É uma boa hora para fazer revisões, mini-simulados e resolver provas antigas, mas num ritmo mais tranquilo. Não adianta virar noites ou tentar aprender algo novo agora”, reforça.
Outro ponto destacado é cuidar do bem-estar físico e mental. “Tentar manter a rotina, fazer uma academia, caminhar, relaxar. Estar com o corpo bem ajuda a mente a estar boa também. O importante é chegar descansado e confiante para a prova de domingo”, salienta.
O que esperar do primeiro domingo de ENEM
O primeiro domingo (9) trará as questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Por isso, vai exigir mais leitura e interpretação de textos. O professor Carvalho recomenda que os alunos leiam com atenção as questões, principalmente, o comando da pergunta. “É bom grifar os principais tópicos com a caneta e focar neles na segunda leitura do exercício”, orienta.
A regra universal do ENEM é a caneta preta com material transparente. A orientação é levar mais de uma caneta, para não ter problemas na hora da prova. Além da caneta, leve água, barras de cereal e demais alimentos em materiais transparentes.
O que não pode faltar na redação
Além de revisar as matérias teóricas, é essencial dar atenção especial à redação do ENEM, que costuma fazer a diferença na nota final. Segundo a professora de redação do cursinho, Tanay Gonçalves Notargiacomo, o segredo está em apresentar bons repertórios e uma proposta de intervenção consistente.
“O que não pode faltar na redação do ENEM é entender que é preciso trazer repertórios que sejam relacionados ao tema que está sendo discutido. Esses repertórios precisam estar ligados diretamente ao tema ou às discussões que estão sendo feitas no desenvolvimento 1 e 2, pra garantir uma boa nota nas competências 2 e 3”, explica Tanay.
Um dos segredos para aproveitar bem esses repertórios é conectá-los sempre ao tema central. “Depois de citar uma informação, o ideal é relacioná-la novamente ao tema, isso mostra domínio e coerência na argumentação“, salienta.
E, claro, a conclusão é o momento de amarrar tudo. “Não dá pra esquecer da proposta de intervenção. Ela precisa propor soluções reais para o problema discutido ao longo do texto. Se o aluno apontou, por exemplo, um descaso midiático, deve apresentar ideias concretas para solucioná-lo“, observa a professora.
Quando questionada sobre possíveis temas para redação, a professora explica que não vale apostar em um único assunto. “O ENEM é um jogo difícil de adivinhação, então o ideal é se preparar por eixos temáticos”, orienta.
A professora Tanay explica que entre os eixo temáticos sugeridos estão em racismo ambiental, refugiados climáticos, invisibilidade das pessoas em situação de rua, importância da saúde bucal, entre outros possíveis temas ligados à educação, tecnologia e outras questões sociais.
“Mais importante do que acertar o tema é estar preparado para raciocinar sobre ele dentro de um eixo. Assim o estudante consegue se adaptar a qualquer proposta que o ENEM trouxer”, finaliza.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO