Educação Compartilhar
RECONHECIMENTO

Doutorando da Udesc de Lages é premiado em congresso nacional de bioquímica

O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio, em Águas de Lindóia (SP)

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Doutorando da Udesc de Lages é premiado em congresso nacional de bioquímica | Foto: Arquivo pessoal/Reprodução
Doutorando da Udesc de Lages é premiado em congresso nacional de bioquímica | Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

O doutorando Anderson Varella, do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi um dos 30 pesquisadores premiados com o SBBq Poster Award durante a 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).

O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio, em Águas de Lindóia (SP), e reuniu mais de 700 trabalhos científicos de pesquisadores do Brasil e do exterior.

O trabalho de Varella foi reconhecido pela inovação na criação de proteínas artificiais, desenvolvidas por engenharia de proteínas, com potencial para detectar e prevenir infecções causadas pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19. A pesquisa foca na produção de mini-proteínas miméticas da enzima ACE2, capazes de se ligar de forma específica ao vírus, o que pode abrir caminhos para novos métodos de diagnóstico e terapias antivirais.

Sob orientação do professor Gustavo Felippe da Silva, o doutorando também foi contemplado com uma bolsa do programa de Doutorado Sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir dos próximos meses, ele continuará seus estudos na Universidade da Geórgia, em Athens (EUA), sob a coorientação da pesquisadora María Belén Cassera, colaboradora internacional do Laboratório de Bioquímica da Udesc.

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao grupo de pesquisa do qual faço parte, por todo o apoio técnico e científico ao longo do desenvolvimento do projeto”, declarou Anderson.

A premiação da SBBq reforça a relevância da pesquisa científica desenvolvida na Udesc de Lages e destaca a atuação de jovens pesquisadores em áreas estratégicas para a saúde pública.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.