Geral Compartilhar
LIDE SC/RS

Educação reúne empresários, autoridades e especialistas como prioridade para o desenvolvimento de Santa Catarina

O movimento “Educação para o Futuro” é uma das iniciativas do ecossistema do grupo empresarial multisetorial LIDE SC/RS

• Atualizado

Redação

Por Redação

Educação reúne empresários, autoridades e especialistas como prioridade para o desenvolvimento de Santa Catarina | Foto: LIDE/Reprodução
Educação reúne empresários, autoridades e especialistas como prioridade para o desenvolvimento de Santa Catarina | Foto: LIDE/Reprodução

O fórum “A Trilha da Educação para o Futuro” reuniu no centro de inovação de Santa Catarina, em Florianópolis, líderes empresariais, autoridades, e especialistas, e contou com a participação de grandes nomes.

Estiveram presentes Rui Schneider da Silva, Presidente do Sicoob Central SC/RS; Moacir Marafon, cofundador da Softplan e vice-presidente de Talentos da Acate; Flavio Costa, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; Ana Paula Calaes, CEO da Escola Técnica Geração; Daniel Ferronatto, CEO da Decision FGV SC; Erivaldo de Carvalho, professor de matemática e empresário da educação à frente do colégio COC / AZ; e Larissa Albuquerque, vice-reitora da Unisul, entre mais de 100 grandes nomes do setor produtivo catarinense.

O movimento “Educação para o Futuro” é uma das iniciativas do ecossistema do grupo empresarial multisetorial LIDE Santa Catarina e LIDE Rio Grande do Sul que tem como objetivo aproximar empresas do setor acadêmico em prol da qualificação e da geração de inovação.

Existe um grande e crescente déficit de mão de obra especializada em Santa Catarina, afetando diversos setores da economia, como indústria, construção civil, turismo e tecnologia. A falta de profissionais qualificados é um problema estrutural e complexo, com impactos diretos no crescimento econômico do estado.

Um estudo da ACATE e do Sebrae Startups, divulgado em abril de 2025, indicou que serão necessários mais de 98 mil profissionais até 2027.

O setor industrial de Santa Catarina através da FIESC já alertou para o risco de um “apagão” de mão de obra. A falta de profissionais atinge diversas áreas, como a metal-mecânica e a de tecnologia, que buscam profissionais para a produção, manutenção e vendas.

Entre as ações do movimento, uma “Carta Compromisso” será lavada aos candidatos a Senado e aos Governos Estaduais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em 2026 visando comprometimento com investimentos na área educacional e de formação de mão-de-obra especializada.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.