Donald Trump e Vladimir Putin fazem encontro histórico no Alasca
Os líderes chegaram por volta das 11h (horário local), para tratar sobre o fim da guerra da Ucrânia
• Atualizado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desembarcaram nesta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca, para um encontro voltado à busca de soluções para encerrar a guerra na Ucrânia.
Leia Mais
Os líderes chegaram por volta das 11h (horário local), na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no norte da cidade. Recebidos com um tapete vermelho, trocaram um aperto de mão antes de seguirem juntos de limusine para o local da reunião, que ocorre a portas fechadas. A previsão é de que Trump deixe o Alasca às 17h45 (02h45 de sábado em Brasília).
Em sua rede Truth Social, o presidente americano antecipou a importância do encontro, publicando a mensagem: “High Stakes”. Ele viajou de Washington a bordo do Air Force One, acompanhado de assessores de alto escalão como o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro Steve Bessent e o diretor da CIA John Ratcliffe.
Putin, por sua vez, fez uma parada em Magadan, no extremo leste russo, antes de cruzar o Estreito de Bering. Lá, visitou fábricas e participou de eventos públicos, reforçando a narrativa de autossuficiência econômica russa.
A reunião
O encontro acontece em meio a impasses. Trump havia estabelecido um prazo até 8 de agosto para que Moscou aceitasse um cessar-fogo, sem sucesso. Segundo a Casa Branca, a reunião é para escutar o que o líder russo tem a dizer. Porém, o chefe da Casa Branca disse que há chances da guerra parar.
Kiev já declarou que não aceitará qualquer cessão de território, incluindo a Crimeia, enquanto Putin mantém exigências sobre controle de áreas ocupadas e neutralidade militar ucraniana. Analistas apontam que a principal meta russa é a “neutralização geopolítica” da Ucrânia.
Por que o encontro no Alasca?
O Alasca foi escolhido pelo simbolismo histórico, comprado da Rússia em 1867 e vizinho do país europeu, separado apenas pelo Estreito de Bering. É a primeira vez desde 2021 que o estado sedia um evento diplomático de alto nível.
*Com informações do Jornal Estadão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO