Geral Compartilhar
INSTABILIDADE

Domingo de temporais isolados e segunda com ciclone em SC

Defesa Civil alerta para instabilidade prolongada, risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em várias regiões do estado entre domingo (23) e segunda-feira (24)

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem ilustrativa: Pixabay
Imagem ilustrativa: Pixabay

O tempo em Santa Catarina terá mais um período de instabilidade ao longo deste domingo (23) e da segunda-feira (24). De acordo com a Defesa Civil do Estado, as condições do tempo seguem desfavoráveis, com chuva persistente, risco de temporais isolados e possibilidade de acumulados elevados em algumas regiões.

Neste domingo (23), o dia começa com céu carregado e chuva contínua do Centro ao Leste catarinense, com maior concentração no Litoral. Ao longo da tarde, o cenário muda em parte do estado: áreas do Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte devem registrar pancadas de chuva acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento. Esses temporais isolados estão associados à atuação de sistemas de baixa pressão em diferentes camadas da atmosfera, o que mantém o tempo instável.

O risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos é classificado como baixo a moderado neste primeiro momento.

Domingo de temporais isolados e segunda com ciclone em SC - Mapa: Defesa Cívil de SC

Como fica o tempo em SC na segunda-feira

A segunda-feira (24) começa com mais chuva, especialmente entre os planaltos e o Litoral, devido ao fluxo de ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente. A partir do fim da manhã e durante a tarde, a instabilidade aumenta ainda mais. Isso ocorre porque está previsto o desenvolvimento de um ciclone extratropical entre o Litoral do Paraná e a região Sudeste do país, fenômeno que deve intensificar os acumulados de chuva.

Com essa configuração, o risco para ocorrências passa a ser moderado a alto, incluindo algamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais em áreas suscetíveis. Já nas regiões destacadas em verde no mapa da Defesa Civil, a chuva deve ocorrer de forma mais irregular, em pancadas rápidas e isoladas, com risco baixo para danos.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil reforça orientações para reduzir riscos durante a passagem das áreas de instabilidade:

  • Durante temporais, procure abrigo em um local seguro, afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
  • Em caso de rajadas mais fortes, evite permanecer próximo a árvores, placas, postes, muros e estruturas que possam cair.
  • Se houver alagamentos, nunca atravesse ruas inundadas ou pontes submersas — a força da água pode ser maior do que parece.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.