Direitos das pessoas com deficiência foi tema de 41 conferências em SC
SC foi o estado que mais realizou conferências sobre direitos das pessoas com deficiência realizadas pela Fecam e associações dos municípios
• Atualizado
Santa Catarina realizou 41 conferências municipais e regionais dos direitos das pessoas com deficiência e é o Estado que, proporcionalmente, realizou o maior número de encontros. Os próximos passos são a realização da Conferência Estadual, que será realizada em março, e a Conferência Nacional, em julho. As ações contara, com o apoio da Federação de Consórcios, Associações de Municípios de Santa Catarina (Fecam) e das 21 associações de municípios.
“As conferências municipais são fundamentais para que a sociedade possa expressar suas principais demandas, prioridades e avaliações das políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência. E a Fecam atuou como vetor para ampliar esse acesso em Santa Catarina”, pontua a presidente da Federação e prefeita de Vargem, Milena Lopes.
O consultor em inclusão e acessibilidade da Fecam, Paulo Suldovski, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), diz que a decisão de regionalizar o processo possibilitou a abrangência dos eventos, que alcançou quase todos os municípios catarinenses.
As conferências municipais são espaços importantes de participação da sociedade na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas. A quinta edição da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcada para julho, será o resultado daquelas realizadas a nível municipal, estadual ou regional. O tema desta edição é o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência – construindo um Brasil mais inclusivo”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO