Geral Compartilhar
Confira

Dia do Consumidor: veja dicas para evitar golpes em compras

O cliente deve ter alguns cuidados na hora da compra

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

O Dia do Consumidor será comemorado neste sábado (15). A data é considerada uma versão da Black Friday no primeiro semestre do ano, de acordo com comerciantes. Promoções e grandes descontos são uma estratégia para atrair compradores e impulsionar as vendas do setor varejista. Mas, o cliente deve ter alguns cuidados na hora da compra.

No ano de 2024, a data gerou um faturamento de mais de R$ 600 milhões. E, a expectativa é positiva para 2025, de acordo com informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). Algumas lojas já iniciaram as promoções na última segunda-feira (10).

Apesar da boa oportunidade para compras, golpes como páginas falsas nas redes sociais, mensagens tentadoras para atrair consumidores desatentos e furto de informações bancárias e outros dados pessoais tendem a aproveitar a data para atrair vítimas. Códigos de Pix e boletos fraudados enviados em aplicativos de mensagem por golpistas que se passam por vendedores também podem ser uma alternativa criminosa.

“Na dúvida, não clique e cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa. Assim, você não corre risco de sofrer prejuízos financeiros e/ou danos emocionais”, alerta Aline Sanchez, gerente da Serasa. Para auxiliar o consumidor, o Procon de São Paulo relaciona em uma lista empresas que devem ser evitadas.

Veja algumas dicas do órgão para se proteger e evitar golpes na hora da compra:

  • Pesquisar sobre a empresa:

Canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, meios de contato e CNPJ. Conferir estes dados e pesquisar avaliações em sites, como o Reclame Aqui, antes de fazer qualquer transação online podem ajudar o cliente a não cair em armadilhas.

  • Conferir a certificação digital:

Selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes costumam aparecer na página inicial do site. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

  • Ficar atento a textos e mensagens:

Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são confiáveis e foram feitos de forma amadora para aplicar possíveis golpes.

  • Fugir de promoções mirabolantes:

Mensagens, como “últimos minutos para aproveitar” ou “desconto imperdível”, que promovem descontos pouco prováveis, podem ser um sinal de alerta. Avalie e busque em sites semelhantes para confirmar se o valor é factível.

  • Se conectar em dispositivos seguros:

Utilizar WiFi, computador ou smartphone seguros aumenta as chances de uma compra segura. O uso de redes públicas de internet pode facilitar a ação criminosa.

  • Pedir indicações:

Além de pesquisar avaliações e sites, pedir indicações de parentes e amigos que já têm o hábito de comprar pela internet também pode ajudar a evitar armadilhas.

  • Guardar comprovantes das compras:

Imprima ou salve, como arquivo ou print da tela, os comprovantes que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados da transação. Esses documentos auxiliam a denunciar e processar sites golpistas.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.