Conheça a única mulher policial que participou do curso do Tático da PMSC em 2022
A Cabo Viviane é um exemplo da força feminina nas segurança pública
• Atualizado
com informações de Stefanie Damazio
A Cabo Viviane Macari da Policial Militar de Santa Catarina (PMSC) foi a única mulher que participou, em 2022, do curso de táticas policiais, popularmente chamado de “tático”.
A turma contava com 50 policiais, entre eles, muitos desistiram no meio do curso, mas ela nem pensou em tocar o sino para abandonar o curso.
Leia Mais
Santa Catarina possuí 10 mil policiais militares, destes, 9,76% do efetivo são de mulheres, ou seja, somente 939 policiais militares mulheres fazem parte do quadro de oficiais de praças do serviço ativo.
“Muitas pessoas podem até desconfiar da sua competência, da sua habilidade, a única pessoa que não pode desconfiar é você mesma”, afirma Viviane.
A história da policia começou em 2010, quando passou no concurso da PMSC. ”Eu era professora de educação física”, conta a policial.
Viviane relembra as dificuldades para realizar o seu sonho. Na época, apenas 6% das vagas do concurso da Polícia Militar eram destinadas às mulheres.
“Era um sufoco porque a gente tinha que estudar bastante para conseguir uma nota muito alta”, recorda a policial.
Quase 10 anos de trabalho depois, a Cabo trabalha no Batalhão de Aviação da Polícia Militar.
“Depois também quando eu me formei, eu me impressionei também com o tanto de carinho e acolhimento, desde as mães dos policiais que se formaram comigo. Muita gente torcendo”, lembra a policial sobre a formatura no Tático.
A policial acredita que a presença feminina é fundamental na segurança pública.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO