Condutores da saúde debatem responsabilidade e humanização em Lages
O evento tem como objetivo ressaltar a importância de transportar vidas
• Atualizado
A sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em Lages sedia neste sábado (28) o segundo seminário dos condutores da saúde, evento importante para a capacitação e conscientização dos motoristas de ambulância e veículos de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A iniciativa, organizada pelo Consórcio dos Municípios da Região Serrana na Área da Saúde (Cisamures) em parceria com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), reúne profissionais para palestras com a Polícia Rodoviária Federal, SAMU e outras autoridades, focando na importância de transportar vidas com segurança e sensibilidade.
Leia Mais
A Prefeita Carmen Zanotto prestigiou a abertura do evento na manhã de hoje, reforçando o apoio à categoria. Em seu discurso, destacou a relevância do encontro para os condutores que diariamente levam pacientes para outras cidades em busca de tratamento, além de realizar deslocamentos dentro dos próprios municípios. “É um momento de troca de experiência, de avaliação das atividades”, afirmou a prefeita.
Um dos pontos altos do seminário é a palestra da Polícia Rodoviária Federal, que oferece orientações específicas sobre a condução segura. “É gente conduzindo gente. O motorista deixou seus familiares em casa, o paciente, os acompanhantes, então é um tipo de transporte muito delicado, que exige muita atenção e muita proteção coletiva”, ressaltou Carmen.
Investimentos
O presidente da Cisamures e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, enfatizou a importância de reunir todos os condutores da saúde da região da Amures.
“Hoje é um importante encontro, quero aqui agradecer toda a equipe do Cisamures por ter organizado e pensado nesse momento. Sabemos de todas as dificuldades, da responsabilidade que os nossos condutores têm”, disse Baldessar. Ele também salientou o papel multifacetado dos motoristas, que muitas vezes se tornam “psicólogos, conselheiros, escutando as demandas, as necessidades, os flagelos” dos pacientes, que já embarcam fragilizados. “O motorista tem que fazer esse trabalho de alento, de consolo, de dar coragem também”, completou.
Baldessar também apresentou dados que ilustram o crescimento e a importância do consórcio, que passou de R$ 2 milhões em investimento anual em 2019 para R$ 15 milhões no ano passado. O aumento do investimento reflete um melhor atendimento e mais humanizado, com mais oportunidades e a diminuição de filas, especialmente em cirurgias eletivas, onde o trabalho dos condutores é fundamental.
Atualmente, o consórcio abrange os 18 municípios da Amures e mais 10 da região, consolidando-se como um pilar essencial para a saúde na Serra Catarinense.
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO