CNU 2025 registra abstenção de 42,8% e comparecimento acima do esperado
Com mais de 760 mil inscritos, o CNU é considerado o maior concurso público da história do país
• Atualizado

O primeiro dia de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 registrou comparecimento de quase 60% dos inscritos e abstenção de 42,8%. Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o índice representa uma melhora significativa em relação à edição anterior, realizada em 2024, quando mais de 54% dos candidatos faltaram à prova.
Com mais de 760 mil inscritos, o CNU é considerado o maior concurso público da história do país, reunindo vagas em diversos órgãos federais sob um modelo de seleção unificada. De acordo com a ministra, a aplicação das provas neste domingo (5) ocorreu de forma tranquila, “praticamente sem intercorrências”. Esther Dweck destacou que o bom andamento se deve à atuação conjunta entre órgãos do governo federal, governos estaduais e a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do exame.
Houve registro de um problema pontual em uma escola de Manaus (AM), onde ocorreu falta de energia elétrica. Segundo o Ministério da Gestão, a situação foi rapidamente contornada e todos os candidatos tiveram o tempo total de prova garantido, sem prejuízo.
O gabarito preliminar da primeira fase será divulgado nesta segunda-feira (6), às 10h, nos sites oficiais do CNU e da FGV. Os candidatos poderão entrar com recursos entre terça (7) e quarta-feira (8), também de forma online. As notas finais estão previstas para o dia 12 de novembro, e os classificados seguirão para a segunda fase, que será composta por provas discursivas, marcadas para o dia 7 de dezembro.
A ministra comemorou o alto índice de comparecimento e afirmou que o resultado demonstra o interesse dos brasileiros pelo serviço público. “O concurso unificado é uma forma de democratizar o acesso às oportunidades e valorizar o mérito em todo o país”, declarou Dweck.
O CNU 2025 representa uma aposta do governo federal em um modelo mais eficiente e transparente de seleção de servidores, concentrando em uma única estrutura a realização de provas e a distribuição de vagas para diferentes órgãos e carreiras.
Leia Mais
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO