Geral Compartilhar
FORÇA DO MAR

VÍDEO: cidade mais antiga de SC decreta situação de emergência após avanço do mar

Documento foi assinado na última sexta-feira (10)

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência devido aos danos causados pela erosão costeira e marinha no município. O documento foi assinado pelo prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho (MDB), na última sexta-feira (10).

A medida foi considerada após o avanço do mar sobre trechos da faixa litorânea, resultando em impactos registrados em áreas de restinga, canais naturais e estruturas de acesso, na madrugada da última terça-feira (7). 

A ressaca arrancou parte do novo calçadão da Orla da Enseada, nas proximidades da foz do Rio Acaraí e também na região da Avenida Atlântica, na esquina com a Rua Paraná.

  • Ressaca 'arranca' parte de novo calçadão em orla de praia em SC; veja imagens (1)
  • Ressaca 'arranca' parte de novo calçadão em orla de praia em SC; veja imagens (1)
  • Ressaca 'arranca' parte de novo calçadão em orla de praia em SC; veja imagens (1)

O decreto teve como base relatórios técnicos elaborados pela Defesa Civil Municipal e pelas secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, além de manifestações de entidades locais.

O decreto tem validade de 180 dias e segue os critérios estabelecidos pela Lei Federal nº 12.608/2012 e pela Portaria MDR nº 260/2022.

Ações de recuperação

A decisão autoriza a mobilização de órgãos públicos municipais, a contratação emergencial de serviços e obras, bem como a convocação de voluntários para apoio às ações de reabilitação e reconstrução das áreas atingidas.

De acordo com diretor da Defesa Civil, Geovan Leandro Baumgratz, o decreto é uma medida preventiva e necessária diante dos danos observados nas áreas costeiras.

“A ressaca provocou avanço do mar e erosão em alguns pontos, comprometendo a faixa de areia e estruturas próximas. A declaração de emergência agiliza as ações de recuperação e permite que o município atue com mais rapidez para conter novos danos e proteger a população”, explicou.

O mar segue sendo monitorado por equipes da Defesa Civil, principalmente nas regiões mais vulneráveis ao avanço das águas. A orientação é que moradores e visitantes evitem transitar em áreas de risco durante períodos de maré alta e ventos fortes.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.