Geral Compartilhar
DEFESA CIVIL

Ciclone em Santa Catarina: saiba quando termina o alerta para tempestades no estado

A expectativa é que o sistema comece a se afastar gradualmente no domingo (9), permitindo a entrada de uma massa de ar seco

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Ciclone em Santa Catarina: saiba quando termina o alerta para tempestades no estado | Foto: divulgação / Defesa Civil
Ciclone em Santa Catarina: saiba quando termina o alerta para tempestades no estado | Foto: divulgação / Defesa Civil

Saiba quando termina o alerta para a passagem de um ciclone extratropical pelo oceano em Santa Catarina. O alerta começou na última quinta-feira (6) e deve ir até domingo (9). De acordo com o Monitoramento Meteorológico da Defesa Civil estadual, as rajadas de vento já chegam a 70 km/h em algumas regiões, e o risco para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica é considerado alto a muito alto.

Conforme a Defesa Civil, o vento passou a predominar de sudoeste e sul, com intensidade moderada a forte, especialmente no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Vale do Itajaí. O sistema também está transportando umidade do mar para o continente, o que causa chuva fraca e chuviscos isolados na metade leste do estado. No Litoral Sul, a precipitação é contínua e persistente, embora de baixa intensidade.

Rajadas mais intensas nas próximas horas


Nas próximas horas, a tendência é de intensificação dos ventos, com possibilidade de rajadas ainda mais fortes, o que aumenta o potencial de ocorrências associadas a vendavais, como destelhamentos e queda de estruturas.

Com o avanço do ciclone, as ondas de sudeste podem atingir até 4,5 metros, com mar agitado e elevando o risco de ressaca e alagamentos costeiros, principalmente nas regiões litorâneas e de enseada.


A Defesa Civil orienta que a população evite áreas de risco, como beiras de praia, costões e locais próximos a árvores e fiações elétricas. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo número 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros Militar). “O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a vendavais e à agitação marítima. A orientação é de atenção redobrada nas próximas horas, especialmente nas regiões costeiras”, salienta a Defesa Civil

A expectativa é que o sistema comece a se afastar gradualmente no domingo (9), permitindo a entrada de uma massa de ar seco que deve estabilizar o tempo em grande parte do estado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.