Chuva de meteoros poderá ser vista em diversas regiões do Brasil; saiba quando
Regiões Norte e Nordeste terão as melhores condições para assistir ao espetáculo celestial
• Atualizado
Os apaixonados por astronomia têm um convite especial para as madrugadas desta terça (12) e quarta-feira (13): acompanhar a chuva de meteoros Perseida. Segundo o Urânia Planetário, o fenômeno poderá apresentar até 100 meteoros por hora, sendo visível em todo o Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.
Leia Mais
Apesar de a chuva de meteoros estar ativa desde julho, o auge do espetáculo acontece a partir das 2h30 desta terça-feira. Para quem mora no Norte e Nordeste, o melhor momento para observação será por volta das 4h da manhã. Já no Sudeste e Centro-Oeste, o horário ideal é entre 4h30 e 5h. No Sul, infelizmente, a visibilidade será mais limitada.
Para aproveitar ao máximo, especialistas recomendam buscar locais afastados da poluição luminosa das cidades, em áreas escuras e abertas. No entanto, vale destacar que a Lua estará quase cheia (89%) durante o pico da chuva, o que pode atrapalhar a visão, deixando visíveis apenas os meteoros mais brilhantes.
De acordo com o Urânia Planetário, o ponto de origem dos meteoros, chamado radiante, fica na fronteira entre as constelações de Cassiopeia e Perseu, na região boreal do céu. Por isso, o fenômeno é melhor visto em regiões próximas ou acima da linha do Equador, como o Norte e o Nordeste do país.
O que são chuvas de meteoros?
Chuvas de meteoros acontecem quando vários pequenos corpos celestes, chamados meteoros, entram na atmosfera da Terra e se inflamam ao contato com o ar, criando as chamadas “estrelas cadentes”. A origem dos meteoros observados em uma chuva está concentrada em um ponto específico do céu, o radiante, que nesse caso corresponde às Perseidas.
*Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO