Geral Compartilhar
POLÍTICA

Chapecó vence Prêmio Boas Práticas do Legislativo Catarinense 2025

O grande destaque deste ano foi o Banco de Empréstimo de Equipamentos de Saúde

• Atualizado

Redação

Por Redação

Chapecó vence Prêmio Boas Práticas do Legislativo Catarinense 2025 | Foto: divulgação.
Chapecó vence Prêmio Boas Práticas do Legislativo Catarinense 2025 | Foto: divulgação.

A Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (UVESC) anunciou, nesta quinta-feira (13), durante o Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, os vencedores da segunda edição do Prêmio Boas Práticas do Legislativo Municipal Catarinense. O grande destaque deste ano foi o Banco de Empréstimo de Equipamentos de Saúde, projeto apresentado pelo vereador João Marques Rosa, da Câmara de Chapecó, que conquistou o primeiro lugar.

A iniciativa disponibiliza gratuitamente itens como cadeiras de rodas, andadores, camas hospitalares e aparelhos para apoio domiciliar, e já beneficiou centenas de pessoas no município. O reconhecimento veio pela capacidade de transformar realidades de forma direta e pelo potencial de replicação em outros municípios catarinenses. Como premiação, o vereador recebeu uma viagem para um polo tecnológico nacional, oferecida pelo Sebrae Santa Catarina, como incentivo à inovação e ao desenvolvimento de políticas públicas de impacto social.

João Marques Rosa, que também é médico, destacou a importância prática do projeto no cotidiano das famílias chapecoenses. “Essa colocação é um rito. O importante é o que a gente faz pela sociedade. Esse projeto surgiu da necessidade da população, que muitas vezes precisa de um equipamento de saúde e não tem condições de comprar. Vejo diariamente essa realidade e sei o quanto um item simples pode mudar a vida de uma família. Hoje, mais de 150 pessoas estão usando equipamentos do nosso banco de empréstimo”, afirmou o vereador.

Classificação final

1º lugar – João Marques Rosa (Chapecó)
Projeto: Banco de Equipamentos Hospitalares

2º lugar – Ivan da Luz (Itapoá)
Projeto: Drone – Fiscalização Legislativa

3º lugar – João Cobalchini (Florianópolis)
Projeto: Balcão da Cidadania

4º lugar – Gilson de Souza (Blumenau)
Projeto: Transparência nos Cargos Comissionados

5º lugar – João Carlos Suldowski (São Lourenço do Oeste)
Projeto: Livro – Denominação dos Espaços Públicos do Município

Os projetos foram avaliados com base nos critérios de resolutividade, ineditismo, possibilidade de réplica e engajamento, analisados por representantes de instituições como Fecomércio, TCE, MPC, FEESC, Fepese, UFFS, Ministério Público, BRDE, ACAERT, ACATE e Sebrae Santa Catarina , garantindo diversidade técnica e isenção no julgamento.

A presidente da UVESC, Marcilei Vignatti, reforçou que o prêmio valoriza iniciativas que nascem da realidade das comunidades e ganham força por meio das câmaras municipais. “O Prêmio Boas Práticas reforça a importância de dar visibilidade às câmaras que inovam e buscam soluções para melhorar a vida das pessoas”, destacou. Ela também disse esperar um número ainda maior de participantes nas próximas edições, fortalecendo o intercâmbio de ideias e o compartilhamento de projetos replicáveis em todo o Estado.

A segunda edição do prêmio consolida a proposta da UVESC de incentivar práticas legislativas que promovam impacto social real e aproximem o poder público das necessidades da população catarinense.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.