Censo 2022: Após dois anos de espera, IBGE inicia os trabalhos de pesquisa
Etapa de entrevista com a população será de 1º de agosto a 31 de outubro
• Atualizado
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou no dia 20 de junho o Censo 2022. Realizado a cada 10 anos, essa é a única forma de informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios brasileiros.
“Por meio do censo demográfico que a gente faz o levantamento das características dos domicílios, como eles são feitos, quais são os eletrodomésticos, por exemplo, que eles têm, se tem acesso à água encanada e esgoto. Mas também características do morador, como saúde, emprego e renda”, explica o superintendente do IBGE de Santa Catarina, Roberto Gomes.
Ele será realizado em duas etapas. A primeira, que já está em andamento, é a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios.
“Nessa primeira fase de entorno nós iremos com agentes supervisores que estarão passando pelos logradouros e avenidas para verificar a questão da infraestrutura urbana”, conta o agente censitário municipal, Martiniano Silva Filho.
Já a segunda etapa, de entrevista com os moradores, será de 1º de agosto a 31 de outubro. Segundo o instituto, os licenciadores estarão identificados com colete, crachá, um tablet e boné do IBGE. No total, 900 agentes estarão trabalhando na primeira etapa do Censo 2022.
>>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO