Celesc e sindicatos avançam em negociações sobre anuênio com mediação do MPT
O benefício foi extinto em comum acordo entre as partes em 2016
• Atualizado

A Celesc voltou a se reunir nesta sexta-feira (26) com representantes sindicais para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026. O principal ponto em debate foi a aplicação do anuênio para empregados admitidos a partir de outubro de 2016, tema que já havia dominado a reunião anterior, realizada na quinta-feira (25).
Leia Mais
O anuênio é um adicional salarial pago ao trabalhador por tempo de serviço, correspondente a 1% do salário-base acrescido a cada ano trabalhado. O benefício foi extinto em comum acordo entre as partes em 2016, diante da manutenção da concessão da Celesc Distribuição e por já não ser mais uma prática de mercado.
Segundo a Companhia, a retomada do anuênio teria um impacto projetado de R$ 787 milhões, colocando em risco a sustentabilidade financeira da empresa. Durante as reuniões, a Celesc apresentou números, análises e simulações com base nas propostas apresentadas pela Intercel, reforçando a necessidade de cautela diante das condições atuais.
Como não houve consenso, as negociações seguirão com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a pedido das entidades sindicais.
Propostas já apresentadas pela Celesc
O pacote discutido no ACT 2025/2026 inclui reajuste salarial pelo índice de inflação, atualização de auxílios, ampliação dos valores do vale-alimentação, concessão de um vale extra no início de 2026, além da manutenção de programas de saúde, bem-estar e acessibilidade. A empresa também reafirma o compromisso com a estabilidade do quadro de pessoal e a renovação de benefícios tradicionais.
Em nota, a Diretoria destacou que nenhum direito foi retirado ou reduzido e que permanece aberta ao diálogo. “É preciso garantir equilíbrio entre benefícios, salários e investimentos para assegurar a saúde financeira da empresa e o bom atendimento à sociedade catarinense”, destacou a administração.
Em paralelo às negociações, a Celesc afirma manter investimentos em novas subestações, redes trifásicas, expansão de linhas de transmissão e no Corredor Elétrico Catarinense, reforçando o compromisso com a modernização e melhoria no fornecimento de energia.
A empresa também lembra que a maioria dos serviços comerciais pode ser realizada por meio de canais digitais, como o aplicativo Celesc (iOS e Android), WhatsApp (48 99860-0067), site oficial e telefone 0800 048 0120. Além disso, totens instalados em locais públicos oferecem serviços como emissão de segunda via e pagamento de faturas com cartão ou PIX.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO