Festa do Pinhão, saúde e mais: Carmen Zanotto avalia primeiros dias de gestão
Prefeita de Lages concedeu uma entrevista ao SCC Meio-Dia
• Atualizado
Após 73 dias à frente da Prefeitura de Lages, a prefeita Carmen Zanotto concedeu uma entrevista ao SCC Meio-Dia, do SCC SBT, nesta sexta-feira (14), para fazer um balanço inicial de sua gestão.
Infraestrutura
Carmen Zanotto descreveu a situação do município como “muito precária” em relação à infraestrutura ao assumir o cargo. Segundo ela, cerca de 80% das ruas, pavimentadas ou não, estão em estado “péssimo ou ruim”.
A prefeita também abordou a questão financeira, afirmando que a gestão herdou uma dívida de aproximadamente R$ 140 milhões para este ano. Ela ressaltou que a prioridade é honrar os compromissos já vencidos e gerenciar os pagamentos futuros.
“Dentro do estado de Santa Catarina somos uma região menos favorecida, vamos dizer assim. Poucos sabem, mas em torno 40% da população depende de algum auxílio governamental. Então se a prefeitura não vai bem, quem mais sofre é a população”, afirmou Carmen.
Saúde
Na área da saúde, a prefeita informou que foram chamados 70 novos médicos para atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ela também mencionou que as salas médicas passarão por readequações para melhorar o atendimento à população. Além disso, Carmen Zanotto anunciou planos para ampliar o número de cirurgias realizadas no município.
Reforma administrativa
Carmen Zanotto lembrou que a Câmara de Vereadores de Lages aprovou a reforma administrativa nesta semana. A prefeita explicou que a Secretaria de Desenvolvimento foi desmembrada e a Secretaria de Turismo foi criada, visando impulsionar o potencial turístico da região. Apesar da criação de novas secretarias, segundo ela houve uma redução de cargos na estrutura administrativa, com a eliminação de 40 postos, o que representará uma economia de quase R$ 2 milhões ao ano.
Festa do Pinhão
Sobre a tradicional Festa do Pinhão, Carmen Zanotto informou que as inscrições para a escolha da realeza já foram iniciadas. Ela comentou que seis empresas participaram do processo de seleção para a realização do evento, mas um novo chamamento será necessário devido às condições apresentadas pelas empresas. A prefeita garantiu que tanto a Festa do Pinhão quanto o Recanto do Pinhão acontecerão.
Veja a entrevista completa de Carmen Zanotto:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO