Geral Compartilhar
CÃOTERAPIA

Cães terapeutas ajudam na recuperação de pacientes em hospitais

A presença deles ajuda a diminuir a ansiedade, estimular a socialização e proporcionar momentos de alegria

• Atualizado

Redação

Por Redação

Cães terapeutas levam carinho e ajudam na recuperação de pacientes em hospitais | Foto: @lua_shurastey.goldenretriever/Reprodução/Instagram
Cães terapeutas levam carinho e ajudam na recuperação de pacientes em hospitais | Foto: @lua_shurastey.goldenretriever/Reprodução/Instagram

Cães treinados para atuar como “terapeutas do amor” estão transformando a rotina de idosos, pacientes e pessoas em situação de vulnerabilidade em casas de acolhimento e hospitais pelo país. Entre eles estão Lua e Shurastey, dois golden retrievers que têm feito a diferença em Mogi Mirim (SP) por meio de um programa de terapia assistida por animais.

Há cerca de um ano e meio, os dois cães realizam visitas regulares a instituições de longa permanência, centros de reabilitação e unidades de saúde. A presença deles ajuda a diminuir a ansiedade, estimular a socialização e proporcionar momentos de alegria para quem enfrenta rotinas difíceis ou longos períodos de solidão.

Afeto que cura

Foto: @lua_shurastey.goldenretriever/Reprodução/Instagram

Profissionais das instituições relatam que o impacto emocional causado pelos cães é imediato. Idosos que raramente sorriem demonstram alegria, pacientes tensos relaxam, e pessoas com dificuldades emocionais encontram conforto ao interagir com os animais.

A psicóloga de uma casa de acolhimento conta que, durante as visitas, muitas idosas ficam mais tranquilas, receptivas e demonstram melhora no humor, efeitos já reconhecidos pela ciência. A terapia assistida por animais ajuda a reduzir o estresse, melhorar a autoestima e até influenciar respostas fisiológicas, como queda da pressão arterial.

Bem-estar em diferentes setores da saúde

Hospitais que adotam programas de pet-terapia também relatam transformações significativas. O contato com os cães diminui o medo e a tensão em ambientes de internação, especialmente em áreas como saúde mental, pediatria e reabilitação. Para muitos pacientes, a presença dos animais cria uma pausa emocional no tratamento e ajuda na construção de confiança com a equipe de saúde.

Os tutores dos cães destacam que participar da iniciativa também é uma experiência transformadora para eles. Segundo eles, acompanhar a alegria gerada pelos animais é uma forma de levar conforto para quem mais precisa, e de devolver à sociedade afeto e cuidado.

Com resultados cada vez mais notáveis, programas de terapia assistida por animais ganham espaço e mostram que um simples gesto de carinho pode ter um impacto profundo na vida de quem enfrenta momentos de fragilidade.

*Com informações do Portal Metrópoles

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.