Geral Compartilhar
REABERTURA DE MERCADOS

Brasil retoma status de livre de gripe aviária após cumprir protocolo internacional

País ficou 28 dias sem novos casos em granjas comerciais e já iniciou notificação a parceiros comerciais para reabertura de mercados

• Atualizado

Redação

Por Redação

Brasil retoma status de livre de gripe aviária após cumprir protocolo internacional | Foto: Divulgação/Agência Senado.
Brasil retoma status de livre de gripe aviária após cumprir protocolo internacional | Foto: Divulgação/Agência Senado.

O Brasil voltou a ser considerado livre da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) após concluir o período de 28 dias sem registro de novos casos em granjas comerciais, conforme determina o protocolo internacional de controle sanitário. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que já comunicou a atualização à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). As informações são do SBT News.

O período chamado de “vazio sanitário” começou em 22 de maio, logo após a desinfecção da granja em Montenegro (RS), onde foi registrado o primeiro e único foco da doença em criação comercial no país. Com o encerramento deste prazo e a ausência de novos casos, o Brasil preencheu todos os requisitos exigidos para recuperar o status sanitário.

“Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para a retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Ele destacou a atuação rápida e transparente do sistema sanitário nacional durante o episódio.

A autodeclaração de país livre da doença é considerada fundamental para destravar as exportações de produtos avícolas, temporariamente restringidas por alguns parceiros comerciais desde o registro do foco no Rio Grande do Sul. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, a documentação já começou a ser encaminhada diretamente aos países que haviam imposto restrições.

Todo o processo, desde a notificação inicial do foco até a conclusão do vazio sanitário, foi acompanhado e registrado pela Secretaria de Defesa Agropecuária, formando uma base técnica que servirá de referência para a análise de autoridades sanitárias internacionais.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.