Após morte de Francisco, entenda como será escolhido o novo papa
Até lá, o comando da Santa Sé fica temporariamente nas mãos do Colégio Cardinalício
• Atualizado
Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, a Igreja Católica entra oficialmente no período de sede vacante. É o nome dado ao intervalo entre a morte ou renúncia de um pontífice e a eleição do sucessor. Até lá, o comando da Santa Sé fica temporariamente nas mãos do Colégio Cardinalício.
Leia Mais
Atualmente, o colégio é composto por 226 cardeais, mas apenas 132 deles, com menos de 80 anos, estão aptos a participar do conclave — a votação secreta que elege o novo papa. Os outros 94, por idade, são considerados cardeais não eleitores e não têm direito a voto.
Como será o conclave para eleger o novo papa
O conclave deve começar entre 15 e 20 dias após a vacância da Sé Apostólica. A data exata é definida pelo próprio Colégio Cardinalício. No dia da votação, os cardeais celebram uma missa na Basílica de São Pedro e, em seguida, seguem em procissão até a Capela Sistina, entoando a tradicional Ladainha dos Santos.
Ali, sob o teto pintado com o famoso Juízo Final de Michelangelo, os eleitores fazem um juramento de segredo absoluto sobre tudo que for discutido dentro da capela.
Após o rito, o mestre de cerimônias declara “Extra omnes” — ou seja, todos que não votarão devem deixar o local. Um último religioso permanece para fazer uma meditação sobre os desafios da Igreja e as virtudes esperadas de um papa. Depois disso, a votação começa.
A eleição é comandada pelo cardeal camerlengo, figura responsável por administrar a Cúria Romana nesse período.
O novo papa precisa obter pelo menos dois terços dos votos. No primeiro dia, é feita apenas uma rodada. A partir do segundo, são duas votações pela manhã e duas à tarde. Se não houver consenso após 24 votações, os cardeais podem mudar a regra e permitir a eleição por maioria simples.
Após cada votação, os votos são queimados. A fumaça preta que sai da chaminé da Capela Sistina indica que ninguém foi escolhido. Quando o papa finalmente é eleito, a fumaça branca anuncia a novidade ao mundo — um momento assistido por milhares na Praça de São Pedro e milhões em casa, pela TV.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO