Alerta de terremoto no Android? Anatel investiga notificações inesperadas enviadas pelo Google
Agência Nacional de Telecomunicações apura alertas enviados para celulares Android e reforça a importância da credibilidade do sistema Defesa Civil Alerta
• Atualizado
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma investigação para esclarecer o envio de alertas de terremoto que atingiram usuários de Android em diversas regiões dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais nesta sexta-feira (14).
O sistema oficial de alertas no Brasil, o Defesa Civil Alerta, utiliza tecnologias regulamentadas, como SMS, TV por assinatura e Cell Broadcast, garantindo a confiabilidade das informações enviadas à população em situações de risco. Desde seu lançamento oficial, em dezembro de 2024, já foi acionado mais de 150 vezes com sucesso.
No entanto, os alertas de terremoto que apareceram nos dispositivos Android não foram emitidos pela Defesa Civil nem pelas operadoras de telecomunicações, mas sim pelo Google, diretamente nos aparelhos.
Anatel quer entender como o Google emitiu os alertas
Diante do impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para investigar como esses alertas foram gerados e disseminados. A agência pretende avaliar os mecanismos utilizados pelo Google e, caso sejam identificadas irregularidades, poderá adotar medidas para evitar novos episódios semelhantes.
A preocupação da Anatel é preservar a credibilidade do Defesa Civil Alerta, garantindo que a população confie nos avisos emitidos pelos canais oficiais e evitando alarmes desnecessários ou informações desencontradas em momentos críticos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO