Geral Compartilhar
programa

Abadeus de Criciúma impulsiona empreendedorismo local com novo projeto

Iniciativa se chama Comunidades Empreendedoras e Inovadoras e já está com inscrições abertas; saiba como participar

• Atualizado

Redação

Por Redação

A Associação Beneficente Abadeus de Criciúma teve o projeto “Comunidades Empreendedoras e Inovadoras” aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O programa foi um dos 20 contemplados no estado em 2021 e recebeu recurso de R$ 99.730,00. A proposta é aplicar esse montante para criar e desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades atendidas pela entidade.

“Esse projeto ratifica o reconhecimento da Abadeus como uma instituição de inovação social pela Fapesc, e nos permite, por meio do Cisa [Centro de Inovação Social da Abadeus], cumprir o propósito de difundir a cultura de empreendedorismo e inovação junto ao público atendido, propondo soluções com foco nos pequenos negócios, capacitando empreendedores locais nas comunidades e dando suporte para o crescimento dos negócios”, comenta a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

Em 2021, a Fapesc beneficiou 20 projetos por meio do edital de fomento às ações de ativação dos ecossistemas regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e de desenvolvimento à cultura de empreendedorismo e inovação nas diversas regiões de Santa Catarina. Entre eles, está o Comunidades Empreendedoras e Inovadoras, da Abadeus.

“Queremos que os projetos conectem esses habitats de inovação com os centros de inovação e com as entidades que fazem parte desse ecossistema. O nosso objetivo é trazer cada vez mais empreendedores para dentro deste ecossistema, gerar oportunidades, gerar discussão, aproximação e novas conexões”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

Comunidades Empreendedoras e Inovadoras

O foco do projeto da Abadeus é criar e desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades atendidas, gerando impacto social, empoderamento dos cidadãos com foco na construção de comunidades sustentáveis, promovendo a transformação social e impulsionando a integração do ecossistema de inovação e empreendedorismo local.

Na prática, serão selecionados dez negócios, que se enquadrem como microempreendedor individual (MEI) ou microempresa (ME), para apoiar o crescimento, por intermédio de programa de aceleração. Além disso, mais cinco ideias inovadoras de negócios devem ser apoiadas, desde a construção do modelo, entrada no mercado até a formalização.

“Dentro dessa jornada, os negócios terão acesso a capacitações sobre diversos temas que envolvem o autodesenvolvimento do empreendedor, finanças, marketing e vendas, além de consultorias individuais com especialistas que irão ajudar os empreendedores nos desafios do negócio. Eles ainda vão contar com rodada de negócios, feira de empreendedorismo, aproximação com lideranças empresariais e com o ecossistema de inovação local”, revela o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Jung Canever.

Aqueles interessados em participar do projeto devem ler o edital e se inscrever por meio do link. As inscrições vão até o final de fevereiro.

Os candidatos aprovados no projeto vão receber um calendário com a programação das aulas (presenciais e à distância). Essa etapa está programada para ocorrer entre março e junho, duas vezes na semana no período da noite.

As aulas presencias vão acontecer na Abadeus, no Centro de Inovação Social (CISA). Já no EAD, os participantes poderão acessar de casa ou ir até a instituição para usar os computadores. Além disso, as consultorias serão agendadas individualmente com cada negócio, com foco nas principais dificuldades.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.