Esporte Compartilhar
Entrevista

Yann Rodrigues, maratonista fenômeno nas redes sociais, estará na Fibra Fisio Marathon em Brusque

Ele é embaixador da 2ª edição da Fibra Fisio Marathon.

Por

• Atualizado

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Determinação, foco, treino e muito bom humor. Quem acompanha o maratonista Yann Rodrigues logo percebe as características no atleta, eleito o 35º melhor maratonista do Brasil em 2022, pela Revista Contra-Relógio. A corrida esteve presente na vida do maratonista desde seu nascimento, quando o pai, diagnosticado com depressão, obesidade e pressão alta, ouviu de um médico que, se não mudasse o estilo de vida, não estaria vivo para ver Yann crescer. Pensando na saúde e no filho, o pai do atleta começou a correr.

O amor do pai pela corrida cresceu, e quando Yann já era adulto os dois abriram uma startup de assessoria esportiva focada no esporte. “É algo que esteve sempre presente na minha rotina, mas eu não praticava. Em abril de 2021 eu decidi que iria começar a me dedicar de verdade à corrida. Para me manter focado, comecei a produzir conteúdo”, relembra o atleta. Na época, Yann iniciou um projeto de 60 dias de conteúdos e mais de um ano depois, o esporte aliado às publicações em redes sociais transformaram o jovem em um fenômeno digital, ou “blogueirinho”, como ele gosta de brincar.

Conhecido pelas frases do dia e por conteúdos bem humorados e sempre motivacionais, o corredor reúne mais de 200 mil seguidores no Instagram. “Eu busco falar da corrida, falar do que eu amo, sempre com muito bom humor. A parte da motivação é onde eu consigo extrapolar a corrida. Falando sobre o esporte com a pegada motivacional eu estou falando sobre corrida, que é meu tema, mas também estou contribuindo para a vida das pessoas”, expõe o jovem atleta.

Maratona é a cereja do bolo

Um ano após correr a primeira maratona de sua vida, Yann e o time montado por ele, com os também maratonistas Vinicius Mathias e Pedro Freitas, estarão presentes na 2ª edição da Fibra Fisio Marathon no próximo final de semana. O maratonista é o embaixador da prova, que em 2021 entrou para a história ao ser a primeira maratona de rua do país pós-pandemia. Neste ano, a competição será realizada no dia 31 de julho, em Brusque, e contará com percursos para todos os tipos de atleta, com distâncias de 5km, 10km, 21km (meia maratona) e 42km (maratona).

“A maratona é só a cereja do bolo. É muito fácil correr uma maratona, o difícil é o ciclo que vem antes dela. Nos meses de preparação é necessário abdicar de muitas coisas. Treinar bastante tempo e se comprometer com esse é o difícil”, explica o maratonista, que deixa de sair antes de treinos e mantém a alimentação saudável durante a preparação para as provas.

Após meses se preparando para a Fibra Fisio Marathon, a meta do embaixador era bater seu recorde pessoal, de 1h17min, mas uma lesão impossibilita que o atleta dê seu máximo na corrida. Mas se engana quem pensa que Yann está desanimado. O atleta estará presente motivando seu time e os demais competidores do evento. A prova, com percurso certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), irá reunir atletas de 12 estados brasileiros e de países do Mercosul.

Presente para Brusque

Em sua segunda edição, a prova terá 1,5 mil atletas competindo. Para a fisioterapeuta e sócia-proprietária da Fibra Fisio, Daiane Paza, a maratona é uma forma de presentear Brusque com um grande evento esportivo, na mesma semana em que a cidade completa seus 162 anos.

“Aliamos saúde e bem-estar com o propósito de realizar um grande evento e convidar as pessoas da cidade e da região para participarem junto conosco e com atletas de todo o Brasil, que estarão em nossa cidade nesta data, para correr e conhecer nossa região. Teremos uma ampla programação que pretende reunir atletas, famílias e amigos para que todos possam aproveitar e celebrar este momento de realização e superação”, comenta.

No sábado (30), os atletas inscritos poderão fazer a retirada do kit atleta, no pátio da Vila Schlösser. No dia da prova, o local contará com um espaço Vip, tendas para as assessorias esportivas, palco com apresentações culturais e show com a Banda Tempestade, além de uma praça de alimentação com food trucks, entre eles o Best Burguer e a Agnus Cervejaria; playground para as crianças; posto médico, massagem e banheira de gelo para o pós-prova dos atletas.

Premiação em dinheiro

A prova recebe o patrocínio da Umbro, Havan, Cia da Meia, NCA Malhas, Appel, Cuala, Dicave, Intelidata e apoio da Prefeitura de Brusque. Nesta edição, a premiação em dinheiro chega ao valor total de R$ 18 mil e será destinada aos cinco primeiros colocados geral masculino e feminino, para as categorias de 21km e 42km. Além disso, serão premiados com troféus os três primeiros colocados por faixa etária nas modalidades 21km e 42km. Nas categorias de 5km e 10km serão premiados com troféus, do primeiro ao quinto lugar geral, feminino e masculino. Todos os atletas que concluírem a prova receberão medalha de participação.

Percursos planos e rápidos

Uma das características da Fibra Fisio Marathon está no percurso de baixa altimetria, o que a caracteriza como uma prova plana, rápida e fria.

Os percursos de todas as modalidades da 2ª Fibra Fisio Marathon partirão da Arena da Prova, montada em frente à Fibra Fisio. Todos seguirão pela Rodovia Antônio Heil com direção ao Parque das Esculturas, com passagem pelo viaduto para seguirem pela Avenida Beira Rio. No percurso de 21km, a prova percorrerá as duas avenidas Beira Rio (Bepe Roza e Gov. Luiz Henrique da Silveira) nos bairros Santa Rita e Santa Terezinha. Já o percurso mais desafiador, será o da maratona. Além de percorrer as duas avenidas Beira Rio, a prova passará pelo Centro da cidade, parte do bairro São Luiz, Centro II e Limoeiro.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

publicidade
publicidade

Veja mais