Morre Àgnes Keleti, medalhista olímpica mais antiga do mundo, aos 103 anos
Keleti completaria 104 anos no dia 9 de janeiro
• Atualizado
Àgnes Keleti, medalhista de ouro mais velha na atualidade e sobrevivente do holocausto, morreu nesta quinta-feira (2) em decorrência de uma grave pneumonia.
Segundo informações do SBT News, ela estava internada desde o Natal (25) em um hospital em Budapeste, na Hungria. Keleti completaria 104 anos no dia 9 de janeiro.
Quem era Àgnes Keleti?
Keleti nasceu em Budapeste. De origem judaica, a atleta teve seu sonho adiado após vencer o campeonato estadual aos 16 anos, sendo banida das atividades e perseguida junto com sua família e outros judeus durante da Segunda Guerra Mundial.
Ela, a mãe e a irmã conseguiram se esconder, mas o pai e outros parentes foram mortos no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.
A atleta estreou nos jogos olímpicos de Helsinque, em 1952, aos 31 anos, conquistando um ouro, uma prata e dois bronzes. Em Melbourne, no ano de 1956, Àgnes foi a mais premiada, levando seis medalhas, tornando-se a atleta mais velha a conquistar ouro.
Ao longo de sua carreira, Keleti conquistou 10 medalhas, sendo cinco de ouro em ginástica, e se destacou como uma das maiores atletas olímpicas da história.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO