Flamengo vence Católica, carimba vaga na Libertadores e alivia pressão
Time de Paulo Sousa foi superior durante todo o jogo: gols de Arão, Everton Ribeiro e Pedro deram tranquilidade em busca da paz na Gávea
• Atualizado
Pressionado, pela torcida, o técnico Paulo Sousa pode respirar aliviado, pelo menos nesta terça-feira (17), após a vitória tranquila do Flamengo, por 3 a 0, diante da Universidad Católica, no Maracanã, resultado que garantiu o Rubro-Negro nas oitavas de final da Libertadores. Willian Arão, Everton Ribeiro e Pedro marcaram para o clube brasileiro, que agora fecha a primeira fase diante do Sporting Cristal, novamente no Rio de Janeiro, na semana que vem.
O jogo
Com menos de três minutos de jogo, Andreas Pereira e Matheuzinho levaram cartão amarelo. Marcação forte ou tensão pelo momento? Aos cinco, Everton Ribeiro deixou Gabi na cara do gol, mas Sabastian Pérez fez a defesa. No lance seguinte, Willian Arão, de cabeça, abriu o placar e fez questão de mostrar a união do grupo. O jogo no Maracanã começou quente, assim como tem sido o ambiente do Flamengo de Paulo Sousa nos últimos dias.
Marcando sob pressão, o campeão da Libertadores 2019 foi senhor da partida e não deixou a Universidad Católica jogar. Na primeira metade, os chilenos chegaram apenas uma vez com perigo à meta de Hugo, outro nome que vem sendo contestado na Gávea, quando Felipe Gutiérrez levantou na área e a bola beijou a trave. A soberania flamengista se refletiu nos números: foram 11 finalizações a gol. Em uma dessas estocadas, Everton Ribeiro mandou para dentro, após ótima troca de passes, tal qual os melhores momentos daquele time que deixou saudade na torcida.
Precisando vencer para seguir viva no Grupo H, a Católica se lançou ao ataque na volta do intervalo e quase descontou com Zampedri, batendo de fora da área para boa defesa de Hugo. Com mais campo para jogar, o Flamengo seguiu criando chances e o jogo ficou aberto. Sabendo disso, Paulo Sousa lançou Pedro, Lázaro e João Gomes. O ataque ganhou fôlego e envolveu a defesa adversária. A pá de cal veio com Pedro, costurando a defesa e tirando dois zagueiros para dançar.
O resultado fez o Flamengo superar a campanha de 2021 na primeira fase. Na temporada passada, o time chegou à final da competição, e quase beliscou a glória eterna. A Nação, sempre exigente, espera. Hoje a noite foi de aplausos e trégua para o técnico Paulos Sousa, que terá finalmente uma boa noite de sono. A segunda fase é logo ali.
FLAMENGO 3 X 0 UNIVERSIDAD CATÓLICA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro – Brasil
Data: 17/05/22
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Dionísio Ruiz e Richard Ortiz (ambos da Colômbia)
Cartões amarelos: Andreas Pereira e Matheuzinho (Flamengo); Astudillo e Felipe Gutiérrez;
Gols: Willian Arão, aos 7′ e Everton Ribeiro, aos 38′ do primeiro tempo; Pedro, aos 45′ do segundo tem
FLAMENGO: Hugo, Matheuzinho (Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; Willian Arão, Andreas Pereira, Éverton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrrique (Lázaro) e Gabi (Pedro) Técnico: Paulo Sousa
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Sabastian Pérez; Asta-Buruaga, Paz (Tapia) e Parot; Astudillo (Rebolledo), Saavedra, Cuevas, Fuenzalida e Felipe Gutiérrez; Valencia e Zampedri. Técnico: Rodrigo Valenzuela
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO