Empreender Compartilhar

Lars Grael fala sobre determinação e perseverança em evento na Capital

O velejador, duas vezes campeão mundial, palestrou no evento EO Retreat Brasil, em Florianópolis

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Douglas Ferreira Fotografia | Cedida
Foto: Douglas Ferreira Fotografia | Cedida

Um acidente durante uma competição mudou a vida do velejador Lars Grael. Dono de duas medalhas de bronze olímpicas na classe Tornado, uma em Seul em 1988, e outra em Atlanta em 1996, Lars perdeu a perna direita ao ter seu veleiro atingido por uma lancha que invadiu a área de prova da regata que o atleta disputava em 1998.

Após meses no hospital e uma difícil recuperação, Lars voltou a velejar e continuou sua trajetória esportiva. Para o velejador não faltou determinação e perseverança para se reencontrar no esporte. “A perseverança é fundamental para que se possa alimentar o sonho e para lidar com as frustrações. Ela é comum na vida de todo e qualquer atleta. Se dedicar e assumir riscos, o próprio risco de não ser um exponencial campeão.”, destaca Grael.  

Em Florianópolis para palestrar no evento EO Retreat Brasil – Edição Especial de 10 anos, Lars expôs a dificuldade que jovens encontram ao tentarem disputar esportes olímpicos e a importância de equipes multidisciplinares apoiando os atletas. “O Brasil é o país da monocultura esportiva do futebol ou pelo menos foi, e o brasileiro sonhar em ser medalhista olímpico e paralímpico é muitas vezes desafiar a lógica”. 

“Antigamente o atleta estava por conta própria, no caso da vela era a dupla de timoneiro e proeiro. Hoje em dia mudou, há uma equipe multidisciplinar dando suporte que é um diferencial para um atleta de alto rendimento poder performar melhor e almejar a tão sonhada medalha olímpica”, destaca Grael. 

Fora do mar, Lars se envolveu na política, atuando como Secretário Nacional de Esportes e como Secretário Estadual de Juventude, Esporte e Lazer em São Paulo, quando Geraldo Alckmin foi governador. Ao lado dos irmãos Axel e Torben o velejador criou o Projeto Grael, atualmente com o nome Instituto Rumo Náutico. O projeto visa  por meio do esporte oferecer assistência e desenvolvimento social para crianças e adolescentes de baixa renda.

Os jovens que passam pelo projeto aprendem sobre cidadania, educação ambiental, além de aprenderem a nadar, remar e velejar.  “É bacana perceber como a iniciativa, que tivemos há 25 anos, cresceu. Hoje é legal ver a ideia se multiplicando no país e ver os resultados”, afirma Lars destacando que três alunos de projetos sociais já foram campeões mundiais de vela. Um deles, Samuel Gonçalves, também conhecido como Samuca, foi campeão mundial de Star em 2015 ao lado de Lars em em Buenos Aires, na Argentina. 

EO Retreat Brasil – Edição Especial de 10 anos

Há 10 anos no Brasil, a Entrepreneur’s Organization (EO) realizou, do dia 9 a 12 de março, o evento EO Retreat Brasil – Edição Especial de 10 anos, em Florianópolis. O evento marcou o início do trabalho da organização em Santa Catarina, que contará com polos em Florianópolis, Blumenau e Joinville. No evento, empresários membros da EO de várias cidades brasileiras e de outros países e suas famílias participaram de palestras e experiências relacionadas a temas como saúde e bem-estar; empreendedorismo feminino, liderança, negócios, família e desenvolvimento pessoal; políticas públicas, empreendedorismo e comunidade. 

Além da presença de Lars Grael, o evento contou com a participação do multicampeão de vôlei de praia Emanuel Rego, com uma clínica de Beach Volley, e outras atividades para a família toda, como caiaque, tênis, kart e caça ao tesouro. 

Para Michael Fukuda, cofundador da EO Retreat Brasil, a trajetória dos empreendedores é similar à dos atletas de alto rendimento. “O empresário tem que saber trabalhar em equipe, tem que saber lidar com as pessoas e lidar com as dificuldades e acontecimentos que não está preparado. Os atletas estão trabalhando o tempo inteiro com o objetivo comum que é ganhar o título e ser reconhecido por aquilo e as empresas e os empresários também”, destaca.

Leia mais:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.