×
×

Escolha sua região:

Segunda-feira, 14 de junho de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Esporte
MENU
BUSCAR
Esporte
publicidade
block/article/header
Esporte Compartilhar

Apresentações

Joinville é sede do campeonato brasileiro de patinação artística

Essa é a edição de 2020 que foi adiada pela pandemia do coronavírus

block/article/social-network
block/article/video
block/article/content__sidebar

Neste ano Joinville é sede do campeonato brasileiro de patinação artística sobre rodas. É a segunda vez que a cidade recebe a competição, que está acontecendo no Centro de Eventos Cau Hansen.

São 115 atletas aqui de Santa Catarina participando das disputas. Por causa da pandemia, todo o evento está sendo transmitido online.

Casal deixa frenesi paulista para montar estúdio de flamenco em Joinville

Um sonho de vir morar no Sul do país e de abrir um estúdio de flamenco. Esse foi a meta da professora de dança Monita Ruedas, como artisticamente é conhecida. Ela e o marido Carlos Ruedas resolveram fugir do caos de São Paulo, onde tinham um estúdio de flamenco, e apostar em Joinville, conhecida como a “Capital Nacional da Dança”. “A gente sempre teve um sonho de vir aqui pro sul pelo clima, pela comida, pelas pessoas e pela segurança, que era muito melhor que em São Paulo”, afirmou a professora.

Foto: Divulgação | Amunesc

A abertura do estúdio foi uma maneira também de valorizar ainda mais o cenário artístico da cidade de Joinville. “A gente espera colocar o flamenco como uma possibilidade de dança na cidade, como uma possibilidade independente das aptidões, independente da idade, independente se a pessoa já fez aulas antes ou se está tendo contato pela primeira vez. O objetivo é se divertir, poder fazer uma dança bonita”, disse Monita.

Morar em Joinville foi ditado também pela pandemia, pois grande parte dos alunos da escola estão fazendo aulas de dança online. O casal queria morar em uma cidade que não ficasse longe de um grande centro de flamenco, que é o caso de Curitiba, o que oportunizaria a realização de intercâmbio, vivência com alguns professores e a possibilidade de promover algum curso internacional.

O que também os atraiu foi a fama que a cidade carrega internacionalmente. “O festival de dança, o fato de a cidade ser chamada cidade da dança, também nos motivou a vir para cá. Sei que nesse momento a gente não vai poder usufruir dessa potência da cidade por causa da pandemia, mas acho que futuramente vai ser bem legal aproveitar essa época na cidade”, afirmou Monita.

O Flamenco

A dança é originária do sul da Espanha e conhecida popularmente pelos leques e castanholas. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. A primeira vez que o flamenco foi mencionado na literatura remonta a 1774 no livro “Cartas marruecas”, de José Cadalso.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

query/general/query-columnist
Colunistas
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news
Scroll Up