Itajaí conquista título inédito na Olimpíada Estudantil Catarinense
Florianópolis foi vice-campeã geral e Jaraguá do Sul conquistou o terceiro lugar
• Atualizado
Neste sábado (21), foram realizadas as últimas competições da Olimpíada Estudantil Catarinense de 2024 nos municípios de Maravilha, Pinhalzinho e Saudades. Itajaí foi a grande campeã geral da Olesc somando um total de 127 pontos, Florianópolis, foi a vice-campeã geral com 113 pontos e Jaraguá do Sul completou o pódio final com 109.
Conforme a Fesporte, foram conhecidos os campeões das modalidades basquete feminino, vôlei feminino, handebol feminino, futsal masculino taekwondo, ciclismo de estrada e jiu-jítsu.
Primeiro evento do chamado esporte de alto rendimento realizado pela Fesporte, a Olimpíada Estudantil Catarinense reuniu quase cinco mil atletas de até 16 anos disputando 18 modalidades. Apenas as competições de atletismo em Timbó e natação em Indaial foram realizadas fora dos municípios sede que receberam o evento pela primeira vez.
Aposta na base
Conta a história do esporte mundial que tudo começa nas categorias de base e o título para Itajaí na Olesc 2024 não foi diferente.
Segundo o diretor de esportes de rendimento da prefeitura municipal e chefe de delegação da equipe campeã, Ricardo Arruda Souza, o resultado é fruto do trabalho de crescimento que já acontece há anos em Itajaí.
“A gente sempre vem com o intuito de ser campeão, de dar o nosso melhor e é um resultado que nos da muito ânimo para continuar desenvolvendo o esporte de Itajái. A Olesc premia os municípios que realizam um bom trabalho nas categorias de base e conquistar este evento de forma inédita é muito especial. Itajaí já vinha com histórico de títulos nos Jogos Abertos de Santa Catarina que é o fim desta pirâmide e então faltava este título que felizmente se concretizou hoje”, explica o diretor.
Futuro
Aliado ao esporte, o diretor do município campeão explica outros caminhos que são trabalhados com os atletas de Itajaí, destacando a importância de que no trabalho do esporte local, se tenha a consciência que existe sempre um segundo caminho.
“Claro que todos eles sonham em ser esportistas no futuro, porém lá na prefeitura a gente tem como missão levar a oportunidades da prática esportiva para todos independente se vão se tornar profissionais ou não pois esta caminhada é longa. Trabalhando neste sentido, deixamos eles bem conscientes que caso não virem atletas profissionais, existe uma segunda opção de vida e para isso é importante sempre manter os estudos para que tenham um futuro digno”, complementa.
A Olimpíada Estudantil Catarinense volta a ser realizada agora no ano de 2025.
*Com informações da Fesporte do site do Governo do Estado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO