Ídolo da ginástica mundial pede revisão da prova que garantiu ouro a Rebeca Andrade
Essa prova foi a mesma que garantiu a medalha de ouro à brasileira Rebeca Andrade
• Atualizado
Nadia Comaneci, considerada um ídolo da ginástica mundial, solicitou ao presidente da Federação Internacional de Ginástica (FIG) uma revisão de prova, um exercício de solo de Sabrina Voinea, pelos jurados. Essa prova foi a mesma que garantiu a medalha de ouro à brasileira Rebeca Andrade.
“Nadia Comăneci enviou vários pedidos esta manhã ao presidente da Federação Internacional de Ginástica, Morinari Watanabe. Ele respondeu que a FIG revisaria este exercício. Eles vão analisar novamente o exercício de Sabrina Voinea para realmente ver se foi uma irregularidade”, afirma a matéria do site Euronews Romênia.
Revisão de prova
A ginasta Voinea terminou a série de exercícios na terceira posição na classificação geral, o que lhe garantiria a medalha de bronze. No entanto, um apelo da delegação dos Estados Unidos fez com que a pontuação de Jordan Chiles fosse recalculada, garantindo a ela o terceiro lugar e a medalha de bronze.
De acordo com a Euronews, Nadia Comaneci analisou a prova de Voinea e afirmou que não há registro de que a jovem romena tenha realmente cometido uma infração com o pé fora da área delimitada. O presidente do Comitê Olímpico e Desportivo Romeno (COSR) também enviou uma carta solicitando a reanálise dos pontos. Segundo o dirigente, o processo de análise não afetou apenas o desempenho da atleta, mas também sua saúde mental.
Mesmo que os pontos sejam reanalisados, é improvável que o novo resultado afete a conquista da brasileira Rebeca Andrade.
*Com informações de AratuOn
Leia também
Jogadora da Espanha critica atuação da Seleção Brasileira: “Não joga futebol”
Após 16 anos, a Seleção Brasileira feminina fez história ao garantir um lugar na final das Olimpíadas com uma vitória de 4 a 2 sobre a Espanha, atual campeã do mundo. Apesar da atuação da equipe brasileira, a atacante espanhola Jenni Hermoso não deixou de criticar o desempenho das adversárias.
Em entrevista à rádio espanhola “Cope”, Hermoso expressou descontentamento com a vitória brasileira: “Que te metam quatro gols de uma equipe que, para mim, não joga futebol… Mas, no final, o que contam são os gols. Creio que foram falhas nossas. Não jogamos nosso futebol tampouco. Gostei do nosso segundo tempo, mas era difícil com 4 a 2 para o rival”.
A jogadora do Tigres, do México, comentou ainda sobre o estilo de jogo da Seleção Brasileira, dirigido pelo técnico Arthur Elias. Segundo Hermoso, a estratégia de explorar os erros defensivos das adversárias não é do seu agrado: “Elas nos estudam, sabem como nos machucar, jogar nas nossas costas. Para mim, não é futebol. Não gosto desse futebol. Obviamente, ganham minutos, te fazem perder tempo, e para elas, isso valeu. Elas estão na final, e nós vamos pelo bronze”.
Após a derrota, a seleção espanhola enfrentará a Alemanha na próxima sexta-feira (9) às 10h (horário de Brasília) na disputa pela medalha de bronze. Por outro lado, a Seleção Brasileira lutará pelo ouro no estádio Parc des Princes, em Paris, no próximo sábado (10) às 12h contra os Estados Unidos. Caso a Seleção Brasileira vença, será a primeira vez que a equipe feminina conquista a medalha de ouro em Jogos Olímpicos.*Com informação de LeoDias
> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO