Messi é eleito melhor jogador do mundo pelo prêmio The Best, da Fifa
Com a honraria, craque argentino chega a sétima conquista de premiações entregues pela maior entidade do futebol; veja outras categorias
• Atualizado
Lionel Messi é, para a Fifa, o melhor jogador do mundo pela sétima vez. Nesta segunda-feira (27), a federação internacional elegeu o craque argentino como o melhor atleta do planeta no ano de 2022. Os franceses Mbappé e Benzema completaram o pódio da honraria.
O pleito da maior entidade do futebol é composto por votos de capitães de seleções, técnico de seleções, um jornalista de cada país filiado à federação e o público geral. Cada um desses grupos possui 25% do peso do resultado final.
Leia mais
Leia Mais
A conquista de Messi em mais uma honraria da Fifa foi motivada principalmente pela Copa do Mundo. No Catar, o camisa 10 foi o principal jogador da Argentina no tricampeonato da seleção comandada por Lionel Scaloni. Messi anotou sete gols durante a competição e, além do título, também levou para casa o prêmio de melhor jogador do Mundial.
No palco da premiação, Messi reconheceu o grande ano de Mbappé e Benzema e lembrou dos companheiros de seleção argentina. “É um prazer estar entre os três, Benzema e Mbappé, que tiveram um ano fantástico. Hoje, eu, Scaloni e Dibu (veja prêmios abaixo), nós somos a representação de todo o time, porque sem eles nós não estaríamos aqui. Esse ano foi uma loucura para mim, por ter conseguido o meu sonho, depois de tanto brigar, tentar e insistir, ao final ele chegou. É a coisa mais maravilhosa que passou na minha carreira”, disse.
Sete prêmios
Com mais uma honraria, o argentino tem sete prêmios entregues pela Fifa. Quatro dos cinco primeiros (2010, 2011, 2012 e 2015) foram ainda no período em que entidade trabalhava em conjunto com a France Football, anos em que a Bola de Ouro tinha o selo da organização internacional. Os dois últimos, 2019 e agora 2022, são pelo atual prêmio The Best. O prêmio de 2009 foi ainda pelo antigo “Melhor do Mundo da Fifa”.
Lionel Messi se isola ainda mais como jogador mais premiado da história, considerando The Best e Bola de Ouro. O camisa 30 do PSG tem dois prêmios a mais em relação a Cristiano Ronaldo, que possui cinco honrarias de cada uma das premiações.
Melhor Jogadora do Mundo
A espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, venceu seu segundo prêmio seguido de melhor do mundo da Fifa (2021 e 2022). Disputavam com ela a inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a estadunidense Alex Morgan, do San Diego Wave.
Melhor Goleira do Mundo
A primeira premiação da noite foi de melhor goleira do mundo. A inglesa Mary Earps, do Manchester United, levou a melhor e ficou com o troféu. Christiane Endler, chilena do Lyon, e Ann-Katrin Berger, alemã do Chelsea, eram as concorrentes.
Melhor Goleiro do Mundo
Na sequência, a Fifa deu indícios de que a noite seria dos campeões da Copa do Mundo de 2022. O goleiro argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, venceu o prêmio que disputavam o brasileiro Alisson, do Liverpool, e o marroquino Yassine Bounou, do Sevilla.
Prêmio Puskás
O gol mais bonito da temporada, eleito por votação popular, foi o do polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada e marcou com um lindo voleio. O brasileiro Richarlison, com o gol de volêio na Copa, e o francês Payet, em um chutaço de primeira em bola vinda de um escanteio, ficaram entre os três melhores.
Melhor Treinadora do Mundo
Vencedora da Euro com a Inglaterra, a holandesa Sarina Wiegman levouo prêmio de melhor treinadora da temporada. Sonia Bompastor, do Lyon, e Pia Sundhage, da seleção brasileira, concorriam com Sarina.
Melhor Treinador do Mundo
Continuando a saga dos campeões mundiais, o técnico da Argentina Lionel Scaloni foi eleito o melhor da temporada. Carlo Ancelotti, campeão da Champions League com o Real Madrid, e Pep Guardiola, campeão inglês com o Manchester City, eram os outros dois candidatos.
Melhores Torcedores do Ano
Os argentinos mostraram sua paixão na Copa do Mundo e levaram o troféu do Fifa Fan Award. Os torcedores do Japão e o saudita Abdullah Alsulmi, que viajou 1.600 quilômetros andando, durante 55 dias, de Jidá para Doha, para ver a Copa do Mundo, também estavam na disputa.
Time Feminino Ideal
No sistema 4-3-3, a Fifa considerou que Endler; Bronze, Williamson, Renard e Leon; Walsh, Putellas e Oerdorf; Kerr, Mead e Morgan formam as 11 jogadoras ideais da temporada.
Time Masculino Ideal
No sistema 3-3-4, a Fifa considerou que Courtois; Hakimi, Van Dijk e João Cancelo; Modric, Casemiro e De Bruyne; Messi, Mbappé, Benzema e Haaland formam os 11 jogadores ideais da temporada.
Leia mais:
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
- Prefeito eleito de Rio do Sul acelera reforma do colegiado de Jorginho Mello
- Por que Chile e Peru interessam a empresários e ao governo de SC
- MPSC dá posse a seis novos procuradores de Justiça e a 14 promotores
- Alesc entrega a Comenda do Legislativo a destaques catarinenses
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO