Esporte Compartilhar
nova tecnologia

Fifa vai adotar impedimento semiautomático na Copa do Mundo

Nova tecnologia foi testada na Copa Árabe e no Mundial de Clubes, além de laboratórios de universidades nos EUA, na Austrália e na Suíça

Por

• Atualizado

Fifa vai adotar impedimento semiautomático na Copa do Mundo. Foto: Reprodução/Twitter
Fifa vai adotar impedimento semiautomático na Copa do Mundo. Foto: Reprodução/Twitter

A Fifa anunciou na manhã desta sexta-feira (01) que vai adotar na Copa do Mundo do Catar uma nova tecnologia semiautomática para detectar impedimentos. O recurso foi testado na Copa Árabe e no Mundial de Clubes.

“Na Copa do Mundo da Fifa 2018, a Fifa deu o corajoso passo de usar a tecnologia VAR no maior palco do mundo, e provou ser um sucesso indiscutível. A tecnologia de impedimento semiautomatizado é uma evolução dos sistemas VAR que foram implementados em todo o mundo. Essa tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores que irão para o Catar”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Os detalhes de como funcionará a nova tecnologia serão apresentados às seleções classificadas para o Mundial em Doha nos dias 4 e 5 de julho. De acordo com a Fifa, o recurso vai utilizar um sensor, que ficará no centro da bola, e permitirá identificar o momento em que houve contato com algum jogador.

Além disso, doze câmeras vão estar espalhadas pelo estádio e poderão identificar 29 possíveis pontos de contato entre bola e jogador. O cruzamento desses dados emitirá um alerta automático para a cabine do VAR quando o sistema detectar posição irregular do atleta que tocou na bola.

Com o alerta, os árbitros de vídeo farão uma análise da jogada manualmente, com base nas informações concedidas pela tecnologia. A ideia da Fifa é otimizar o tempo de análise de situações de impedimento. Após a confirmação da posição irregular, será gerada uma animação 3D, que vai detalhar o lance analisado.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Informações: SBT Sports

Leia Também

publicidade
publicidade

Veja mais