Futebol catarinense completa 10 anos do momento histórico na Série A do Brasileirão
Por Rodolfo Carreirão
• Atualizado
Santa Catarina viveu um momento histórico na série A do Brasileirão há 10 anos. Em 2015, quatro clubes do estado: Avaí, Figueirense, Joinville e Chapecoense, estavam na elite do futebol brasileiro ao mesmo tempo. Algo inédito até então.
Leia Mais
Depois do momento histórico, a realidade de 2025 é bem diferente. Nenhum clube catarinense permanece na elite do futebol nacional: Avaí e Chapecoense lutam para se manter na Série B, buscando o acesso à Série A do Brasileirão. Figueirense disputa a Série C, com chances de classificação para próxima fase. Joinville não conseguiu avançar de fase na Série D, sendo eliminado na segunda fase.
O futebol catarinense viveu seu auge em 2015, mas a falta de planejamento e estrutura, crises financeiras e mudanças constantes na gestão enfraqueceram os clubes ao longo dos anos. O Figueirense, por exemplo, se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em 2021, a mudança de gestão do time, ainda não rendeu resultados em campo. Já o Avaí, chegou a entrar com pedido de recuperação judicial. Apesar de viver um bom momento na Série B, com chances de classificação para a série A, o Avaí está com dificuldades financeiras, recentemente, os jogadores do Clube fizeram uma carta aberta reivindicando os salários atrasados.
Rebaixamento e impacto em 2015
O ano de glória com quatro catarinenses na série A, acabou com resultados negativos. O melhor time de Santa Catarina naquele ano foi a Chapecoense, que ficou em 14º lugar. O Figueirense se livrou no rebaixamento para série B na última rodada, por um ponto, que colocou o maior rival, Avaí, na série B. Quem também não conseguiu permanecer na elite do futebol, foi o Joinvile, que acabou lanterna do campeonato.
Copa Santa Catarina
10 anos depois, as equipes se encontrarão, em diferentes momentos, na Copa Santa Catarina 2025. O Grupo A terá o encontro de rivais Avaí e Figueirense. A Chapecoense, que atualmente está no G-4, para voltar para Série A do Brasileirão, está no Grupo B. Hoje, na Série D, Joinville está no Grupo C da copa.
Além dos quatro citados nesta reportagem, a copa contará com mais 13 clubes divididos em quatro grupos regionais. Uma das grandes novidades é que o clube campeão poderá escolher entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileirão, caso ainda não tenha calendário nacional definido.
Neste ano, a competição tem previsão de início em sete de setembro e deve ir até 30 de novembro. O SCC SBT transmite os jogos às terças, 21h30min, e aos sábados, às 16h. É a segunda vez que a emissora será a casa da Copa Santa Catarina, com cobertura completa dos jogos e bastidores da competição.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO