Esporte Compartilhar
Ultrapassagem garantida

Como funciona a Asa Móvel “DRS” na Fórmula 1?

Sistema implantado em 2011, terá mudança significativa em 2026

• Atualizado

Talita de Andrade

Por Talita de Andrade

Foto: F1 | Redes Sociais
Foto: F1 | Redes Sociais

Sistema de Redução de Arrasto (DRS), ou também conhecido como Asa Traseira Móvel, é uma tecnologia dos carros de Fórmula 1, que até 2011 era desconhecida pelo público.

O DRS foi introduzido com a finalidade de reduzir o excesso de turbulência proporcionada pelos carros nas ultrapassagens. Sendo assim, nas retas da pista, a asa traseira se inclinaria e eles teriam velocidade suficiente para ultrapassar os carros da frente. 

Esse recurso está há mais de uma década sendo usado dentro da categoria, mas é claro que ele varia de ano para ano com algumas mudanças e também de pista para pista.

Quais são as zonas de DRS?

Cada circuito dentro do campeonato oficial de Fórmula 1 conta com zonas específicas, onde os pilotos podem acionar o DRS. Essas zonas são determinadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e divulgadas antes de iniciar o final de semana. 

Os pilotos se utilizam desse sistema tanto nos treinos livres, quanto na classificação, de forma livre (dentro das zonas delimitadas para uso). E mesmo na corrida, quando pode ser acionado se o piloto estiver a uma distância de menos de 1s do carro da frente, que também vale para os retardatários. Além de poder ser acionado nos pontos de detecção determinados (na corrida).

Em alguns casos o uso do DRS é inativado, sendo: nas duas voltas após a largada/re-largada, ou em caso de pista molhada, por chance de perigo. 

O DRS no Regulamento de 2026

Em junho deste ano, a FIA publicou oficialmente o novo Regulamento da Fórmula 1 para 2026. Este conta com algumas mudanças significativas para os carros. Entretanto, houve uma mudança que deixou grande parte dos espectadores preocupados.

A partir de 2026, o DRS funcionará de forma quase que “livre”, ainda será acionado nas retas, mas os pilotos terão a escolha de poder utilizá-lo estando a frente ou atrás do adversário. 

Será menos como um sistema exclusivo para ultrapassagens e mais como um sistema “fixo” de aerodinâmica, onde os pilotos o usam quando acham necessário. 

Confira o Regulamento de 2026 completo pela FIA.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.