Champions League Compartilhar
1 a 0

Liga dos Campeões: Shakhtar Donetsk vence Mônaco com gol de Pedrinho

Meia revelado pelo Corinthians balançou as redes em partida que garantiu vantagem de equipe ucraniana nos playoffs da Champions League

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Instagram @FC Shakhtar Donetsk / Reprodução
Foto: Instagram @FC Shakhtar Donetsk / Reprodução

Com gol do brasileiro Pedrinho, o Shakhtar Donetsk bateu o Mônaco por 1 a 0, fora de casa, na partida de ida dos playoffs da Liga dos Campeões, nesta terça-feira (17). A vitória da equipe comandada pelo italiano Roberto De Zerbi garante vantagem para o duelo decisivo, na Ucrânia, na próxima semana.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

O Shakhtar pode até empatar na outra quarta-feira (25) para se garantir na fase de grupos da Liga dos Campeões. A última partipação da equipe de Donestk na competição foi justamente na temporada passada. Do outro lado do confronto, o Mônaco precisará vencer para tentar se garantir na fase classificatória do principal torneio de clubes do mundo. O clube francês não vai até a fase de grupos desde a temporada 2018/19.

O jogo

A partida começou com bastante equilíbrio. O Shakhtar iniciou o confronto com mais posse de bola, mas tendo dificuldade para superar as linhas do Mônaco. A primeira chance de gol da partida aconteceu quando o lateral-esquerdo Matviyenko tabelou com Traore e bateu rasteiro, forçando a defesa do goleiro Majecki. O time ucraniano seguiu rondando a área do da equipe francesa, sem tanto perigo aos mandantes.

O time de Niko Kovac aproveitou um erro de troca de passes para chegar pela primeira vez. Golovin arriscou de meia distância, em chute que passou por cima do gol defendido por Trubin. Na sequência, Salomon finalizou da entrada da área, sem muita força, parando em Majecki. A tentativa seguinte do Shakhtar foi fatal. Aos 19 minutos, Pedrinho partiu em jogada individual, ganhou da defesa francesa e bateu rasteiro, no canto esquerdo, para marcar um bonito gol.

Apesar da desvantagem, o time da casa não abandonou a estratégia de roubar a bola para sair em velocidade contra a equipe ucraniana. Foi assim que Ben Yedder exigiu a primeira defesa de Trubin. Em seguida, Volland se antecipou a Vitão e quase marcou de cabeça. Na reta final da primeira etapa, Gelson Marsin serviu Tchouaméni, que arriscou de fora da área. Trubin fez grande defesa e garantiu a vantagem ucraniana ao fim dos primeiros 45 minutos.

As equipes voltaram para o segundo etapa com alterações. O time da casa promoveu a entrada de Jean Lucas no lugar de Fofana, enquanto Alan Patrick entrou na vaga de Pedrinho pelos visitantes. Logo nos instantes iniciais o russo Golovin bateu firme da entrada da área e Trubin fez outra defesa difícil, espalmando para fora. Os monegascos seguiram pressionando o Shakhtar. Jean Lucas achou Ben Yedder dentro da área. O arremate do francês parou em mais uma intervenção do goleiro Trubin.

Niko Kovac mudou o time pela segunda vez: o técnico do Mônaco colocou o meia Diop no lugar de Golovin aos 15 do segundo tempo. No entanto, a pressão inicial dos mandantes foi se arrefecendo aos poucos, o que levou o comandante croata a promover novas alterações, depois de um chute de Jean Lucas para fora. Diatta e Boadu foram a campo nas vagas de Gelson Martins e Ben Yedder; Konoplyanka entrou no lugar de Solomon, pelo Shakhtar. Com a vantagem no placar, a equipe de Roberto De Zerbi foi controlando o jogo na segunda etapa.

Nervoso na partida, o Mônaco passou a desperdiçar a posse da bola. Foi assim que o time da casa permitiu a única finalização ucraniana no segundo tempo, em chute de Marcos Antônio sem muita força. Um minuto depois, quem arriscou foi Tchouaméni. Trubin defendeu em dois tempos. A finalização para ter reacendido os monegascos na partida, que viram o Boadu acertar a trave adversária. Os mandantes aumentaram a pressão nos últimos minutos, mas não tiveram sucesso na tentativa de mudar o placar do jogo.

FICHA TÉCNICA

MÔNACO 0 X 1SHAKHTAR DONETSK

Local: Stade Louis II, Mônaco
Data: 17/08/2021, às 16h00
Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Assistentes: Hessel Steegstra (HOL) e Jan de Vries (HOL)
VAR: Kevim Blom (HOL)

Cartões amarelos: Stepanenko.

Gols: Pedrinho, aos 19 do primeiro tempo.

MÔNACO: Majecki, Sidibé, Maripán, Badiashile e Caio Henrique, Fofana (Jean Lucas), Tchouaméni, Gelson Martins (Diatta) e Golovín (Diop); Ben Yedder (Boadu) e Volland; Técnico: Niko Kovac.

SHAKHTAR DONETSK: Trubin, Dodô, Vitão, Marlon e Matviyenko; Maycon (Stepanenko), Marcos Antônio e Pedrinho (Alan Patrick); Tetê (Marlos), Solomon e Traoré (Sikan). Técnico: Roberto De Zerbi.

Informações: SBT SPORTS

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.