Esporte Compartilhar
SUPERAÇÃO

Catarinense celebra 70 anos com missão de correr 70 quilômetros

Zilene já correu no Deserto do Atacama, em Bombinhas e fez caminhadas longas em países da Europa

• Atualizado

Redação

Por Redação

Catarinense celebra 70 anos com missão de correr 70 quilômetros | Foto: Arquivo/SCC/Reprodução
Catarinense celebra 70 anos com missão de correr 70 quilômetros | Foto: Arquivo/SCC/Reprodução

A catarinense Maria Zilene, de 69 anos, lançou o desafio de correr 70km em sete dias, em comemoração ao aniversário de 70 anos que será no próximo sábado (24). O desafio ’70 anos: 70km em 7 dias’ já conta com mais de 50 atletas e participantes confirmados.

Iniciado no último dia 14 de maio, o projeto parte às 6h da manhã, no Bolsão da Beira-Mar Continental e percorre 10km. “O projeto representa não apenas um feito físico, mas um manifesto pessoal sobre envelhecimento ativo, conexão entre corpo e mente e superação de limites”, conta Zilene.

Nem sempre foi assim

Zilene conta que nunca havia praticado esportes antes dos 55 anos. A atleta foi professora de período integral até a década de 1990.

Após períodos de labirintite e idas à emergência, Zilene atendeu os pedidos do próprio corpo e começou a correr, fazer musculação e daí em diante, nunca mais parou.

Prêmios, maratonas e medalhas

Com mais de 30 troféus, centenas de medalhas e diversas maratonas internacionais no currículo — entre elas, Buenos Aires, Lisboa, Montevidéu, Santiago e Deserto do Atacama, a atleta dá dicas de como manter uma rotina saudável. “Para manter a disposição, acordo às 4h30 da manhã para correr 17 km, três vezes por semana. Nos outros dias, intercalo com academia e caminhadas”.

Competições desafiadoras

Mesmo com vários diagnósticos de não poder mais competir, Zilene não desistiu em encarou várias competições, voltando ao pódio.

No Deserto do Atacama, em 2022, ela percorreu 23km com clima extremo;

No INDOMIT Bombinhas Trail Run, foram 42k de costões, trilhas, montanhas e areias das praias, em apenas 8 horas — conquistando o segundo lugar na competição.

Nas caminhadas longas, ela se destaca no Caminho de Compostela, em 2023, completando 261km do Caminho da Rota Romântica (Alemanha), em apenas 15 dias. Em seguida, partiu para o Caminho de Santiago, onde caminhou incríveis 832km em 33 dias (uma média de 25km por dia).

“As emoções são indescritíveis, pois chega um momento que o cansaço físico passa do extremo. O importante é não desistir. As dores vão diminuindo à medida que o corpo entende que você tem que chegar ao destino final”, disse.

Antes do desafio em comemoração ao aniversário, Zilene fez a Rota dos Tropeiros (de Lages a Florianópolis), cumprindo 197km em apenas nove dias. “Enfrentamos frio e calor com aclives e declives num caminho lindo que mostra importante parte da memória catarinense do final do século 18″, conta.

Além de atleta, a idosa é historiadora e já escreveu diversos livros que contam a história de Santa Catarina. Ela também atua na Associação Catarinense dos Amigos de Santiago de Compostela (ACACSC).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.