Barra aposta em estrutura europeia e novo estádio para surpreender na Copa SC
Clube disputará a Copa Santa Catarina e conta com grandes ambições
• Atualizado
Carregando o status de clube emergente no futebol catarinense, o Barra FC chega para a edição 2025 da Copa Santa Catarina com ambições cada vez maiores. Fundado em 18 de janeiro de 2013, o clube que representa Balneário Camboriú e Itajaí está em sua terceira participação no torneio, após passagens discretas em 2023 e 2024. Desta vez, porém, o cenário é outro, e muito mais promissor.
Leia Mais
O Pescador, que tem como principal bandeira o modelo de gestão inspirada em clubes formadores da Europa, vem chamando atenção não apenas pelo futebol, mas por sua estrutura e organização fora das quatro linhas. Em 2025, o Barra inaugurou oficialmente seu estádio próprio, um moderno centro esportivo às margens da BR-101, que já é considerado um dos melhores equipamentos esportivos do estado fora da elite.
Modelo europeu, base forte
Desde sua fundação, o Barra sempre manteve o foco em desenvolver talentos, priorizando formação, metodologia e estrutura. O clube conta com uma categoria de base altamente estruturada e metodologia de treinos baseada em padrões internacionais. A aposta é clara: desenvolver jogadores com identidade própria, disciplina tática e fundamentos sólidos, mesmo longe dos holofotes das grandes divisões.
Essa filosofia rendeu frutos. Em 2021, o Barra conquistou de forma invicta a Série B do Campeonato Catarinense, o que lhe garantiu o acesso à elite estadual. Em 2024, veio a estreia nacional: o clube disputou pela primeira vez a Série D do Campeonato Brasileiro, acumulando bagagem importante para o atual projeto. Vale ressaltar, o Barra ainda tem chances de conseguir um acesso histórico para a Série C de 2026, e teve a melhor campanha entre os catarinenses na edição 2025 da quarta divisão.
Estádio próprio: um marco
O novo estádio do Barra, inaugurado no primeiro semestre de 2025, é um divisor de águas na trajetória do clube. Localizado estrategicamente às margens da BR-101, o espaço não é apenas um campo de jogo, mas um complexo esportivo com centro de treinamento, alojamentos, departamentos médico e fisioterápico, refeitório e áreas administrativas.
A estrutura, que segue padrões europeus de eficiência e sustentabilidade, foi pensada para dar suporte ao projeto de longo prazo: consolidar o Barra como um dos principais clubes formadores do Brasil.
“Com esse CT e o Estádio maravilhosos. Sabemos dos desafios, mas junto com, o grupo, clube e staff estamos preparados”, declara o técnico Eduardo Souza.
Para o clube, a Copa Santa Catarina não é apenas uma competição de meio de temporada, é um verdadeiro laboratório para amadurecer jovens, testar ideias e medir forças com adversários mais experientes. Ao mesmo tempo, é uma chance de buscar uma vaga na Série D de 2026, para ter um calendário completo para a próxima fase, ou uma vaga na Copa do Brasil, para continuar fazendo história.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO