Veja 5 lugares que você não pode deixar de visitar no Centro Histórico de Florianópolis
Visando a valorização do ambiente, a Prefeitura de Florianópolis revitaliza o local
• Atualizado
Pensando em valorizar o Centro Histórico de Florianópolis, a Prefeitura da Capital, através da Secretaria de Infraestrutura, vai realizar a revitalização do centro leste da cidade. Obras de restauração das calçadas, implantações de segmentos de ciclovias e repavimentação de vias públicas, entre outras melhorias, serão executadas. Tudo projetado pelo IPUF para melhorar a acessibilidade da população, principalmente das pessoas idosas e com deficiências que transitam pelo local, e dos turistas que visitam a cidade, bem como para alavancar o comércio da região.
“A ideia é privilegiar as pessoas e deixar essa região do centro histórico mais harmônica e no estilo do novo Largo da Alfândega. Vai ser a obra!”, garantiu o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.
As ruas do Centro Histórico a serem beneficiadas com as obras – Tiradentes, João Pinto, Nunes Machado, Arcipreste Paiva, dos Ilhéus, a da Praça Fernando Machado e a que fica em frente à Catedral, e os calçadões do Largo da Alfândega e da Rua Antônio Luz – reúnem escolas, prédios públicos (como o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Estadual de Educação), museus, e a charmosa Praça XV de Novembro, além do comércio.
O centro leste guarda as raízes históricas, culturais e ambientais do município. A tradicional Figueira e outras tantas árvores presentes na Praça XV são uma herança natural. Os museus preservam a memória daqueles que chegaram primeiro e marcaram a antiga Desterro. As ruas e o comércio mantêm vivo o coração da cidade.
Conheça cinco lugares para visitar no Centro Histórico de Florianópolis:
Praça XV de Novembro
Um dos principais pontos turísticos da Capital, a Praça XV de Novembro, no Centro Histórico, é a guardiã da Figueira centenária. Foi a partir e nos entornos da Praça XV que o Centro de Florianópolis se desenvolveu. O local já foi cercado com gradis de ferro e teve acesso restrito. Hoje, aberta ao público, é parada obrigatória para quem visita a capital catarinense.
Palácio Cruz e Sousa
Sede do Museu Histórico de Santa Catarina, o Palácio Cruz e Sousa é de encantar turistas e nativos. Durante a visita ao Palácio Cruz e Souza é possível conhecer a sala onde são guardados os restos mortais do poeta catarinense João da Cruz e Sousa, principal nome do Simbolismo brasileiro, que nasceu na antiga Desterro.
Visitantes podem ainda se deslumbrar com um painel gigante de arte urbana intitulado “Mural Cisne Negro” com a imagem de Cruz e Souza e o poema “Enlevo”. A obra, assinada por Rodrigo Rizo, possui 900 metros quadrados e faz parte do projeto Street Art Tour.
Museu Victor Meirelles
Fechado para visitação no início da pandemia, o Museu Victor Meirelles reabriu parcialmente as portas em setembro de 2021, de m odo que é possível visitar a casa onde nasceu um dos maiores pintores brasileiros do século XIX, Victor Meirelles. Além da casa histórica, é permitido contemplar os painéis “Museu Victor Meirelles em Perspectiva” e uma vitrine com uma coleção de artefatos encontrados durante o trabalho de escavação arqueológica realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SC).
Sebos
Para os amantes de livros e de sebos, o centro leste de Florianópolis é o cenário perfeito para tirar algumas horas do dia para mergulhar em clássicos da literatura. Na região há pelo menos cinco sebos recheados de livros em boa qualidade esperando por leitores apaixonados. Na Rua Victor Meirelles você encontra o Sebo Mafalda com uma enorme variedade de livros, DVDs e CDs com preço acessível.
Franklin Bar
Opções de bares também não faltam no centro leste da Capital. A região é conhecida como berço de bares queridos pela população. Inspirado na obra de Franklin Cascaes e na cultura catarinense, o Franklin Bar oferece uma cartela de drinks com nomes ligados à cultura manezinha. Você poderá escolher entre os drinks Mané Martini, com cachaça de butiá, ou um “Tásh Tôlo”, que leva em sua preparação xarope artesanal de cumarú e guabiroba.
Inaugurado em 2019 e localizado na Rua Tiradentes, nº 223, o espaço conta ainda com uma área externa para que os frequentadores possam desfrutar das belezas da ilha.
E que tal um passeio de bicicleta pelo Centro Histórico?
A revitalização prestes a ser iniciada irá também incrementar a estrutura cicloviária do centro leste. Visando ampliar as rotas de bicicleta na Capital, as vagas de estacionamentos localizadas nas ruas Arcipreste Paiva e dos Ilhéus, nos lados opostos ao da Praça XV, darão espaço a ciclovias.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO