InovaDona: conheça o centro de inovação em saúde criado em Joinville
E para inovar, o hospital garante que o trabalho será em conjunto com a indústria e todos os segmentos que operam no setor
• Atualizado
“Qualidade é algo que não tem fim e esperamos cada vez mais crescer com a comunidade, ampliando e inovando o atendimento”. A afirmação do diretor geral do Hospital Dona Helena de Joinville, José Tadeu Chechi, conversa com o lançamento do InovaDona, o Centro de Inovação criado com o propósito de desenvolver soluções inovadoras em saúde, para os pacientes, organizações, profissionais e comunidade em geral.
“A medicina, a área da saúde evolui a cada dia, e o Dona Helena aprende com o passado mas se volta para o futuro buscando atender às demandas da comunidade, de olho nas novas tecnologias e na inovação”, complementa Chechi.
E para inovar, o hospital garante que o trabalho será em conjunto com a indústria e todos os segmentos que operam no setor, possibilitando ao próprio hospital e a seus parceiros se tornarem mais digitais e eficientes, de maneira a gerar uma entrega de valor diferenciada e uma melhor experiência ao cliente. O trabalho seguirá quatro critérios de inovação: impacto assistencial; aderência a estratégia da instituição e parceiros; ciência avançada; e, impacto social.
“Definimos que essa área era estratégica, já que entendemos que nosso foco era a saúde do futuro. Buscamos inovar sempre com o paciente no centro de todas as atenções”, explica Chander João Turcatti, gerente de inovação do Hospital Dona Helena.
Confira quais são os eixos de inovação do InovaDona:
- Saúde protagonista: Atuação estratégica na alta complexidade e nas demandas do mercado, usando da tecnologia para tratamento e prevenção.
- Iniciativas Dona: Fomentar a inovação na instituição, com projetos colaborativos entre profissionais do hospital.
- Incubadora Dona Helena: Ambiente de inovação aberta a startups e parceiros que queiram fomentar a inovação em saúde.
- Saúde Parceira: Recebimento de demandas e fomento da inovação em outras unidades de saúde.
- Apoiadores: Espaço aberto para que instituições de tecnologia utilizem a estrutura do hospital.
Veja mais detalhes na reportagem:
Estrutura ampliada para atender às demandas da comunidade
Com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento na infusão de quimioterápicos, o Hospital Dona Helena, de Joinville, inaugurou instalações do Onco Center, serviço especializado em hematologia e oncologia. A expansão acompanha o aumento progressivo do volume de pacientes que recorrem ao ambulatório: em 2018, foram 500 pessoas, e, neste ano, a estimativa é de chegar a 4 mil, segundo Lucas Sant´Ana, coordenador do Onco Center.
Uma das mudanças no espaço, que passa a ocupar dois andares, é a separação das áreas de consultas e infusões, além da entrada exclusiva no ambulatório. “Isso garante maior privacidade ao paciente, com mais agilidade no acesso”, assinala Sant´Ana. De acordo com Ose Tadeu Chechi, Diretor Geral do Dona Helena, a realização da quimioterapia em um ambiente reservado considera as fragilidades próprias de pacientes que precisam de tratamento. “O Onco Center ficou mais amplo, o que gera conforto e segurança para pacientes e equipe”, explica.
Durante a inauguração do novo espaço, José Tadeu Chechi, diretor geral do Dona Helena, afirmou que os novos investimentos acompanham as necessidades da população. “Percebemos a necessidade de ampliar a nossa área oncológica tendo em vista que a população está amadurecendo e novas doenças estão surgindo”, disse.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO