Seu futuro está na indústria Compartilhar
Seu futuro está na indústria

Inovação e tecnologia: é possível se reinventar todos os dias na indústria de SC

A indústria tem exemplos de inovações simples, práticas e baratas

• Atualizado

Kaíky Goede

Por Kaíky Goede

Imagem: SCC SBT
Imagem: SCC SBT

Em geral, novas aplicações na indústria estão diretamente relacionadas às pessoas. Sejam funcionários ou consumidores. Como diz Rosani da Silva, coordenadora de logística de uma multinacional, “não há inovação sem pessoas”. Logo de cara, isso já afasta o mito de que a tecnologia poderia diminuir as oportunidades de emprego. Muito pelo contrário, quanto mais tecnologia, mais técnica precisa ser essa mão de obra. Ou seja, salários melhores. E todo o ensinamento, por vezes, vem da própria indústria, que faz questão de qualificar seus funcionários. “Se nós olharmos para os países desenvolvidos, que têm qualidade de vida e igualdade social, percebemos que eles têm uma indústria forte. Essa indústria forte, provê empregos de qualidade, onde, cada vez mais, a tecnologia está presente”, diz Maurício Pauletti, gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI/SC.

Isso sem contar os inúmeros exemplos de inovações simples, práticas e baratas. Uma metalúrgica de São José, por exemplo, otimizou o almoxarifado da empresa a partir de plaquinhas de identificação. “Isso facilitou o ganho de tempo, porque as placas indicam quem pegou, com quem está etc”, explica o empresário Gilberto Rech. Essa mudança, no entanto, está diretamente relacionada a curso que Gilberto fez, o Programa Agiliza, um dos exemplos de iniciativas que apoiam o mercado industrial. Há vários meios que buscam alternativas para situações em que é possível otimizar produção, processos e por aí vai. E olha que algumas empresas vão buscar talentos até no exterior. Uma multinacional de Joinville conta com uma aceleradora de startups, por exemplo. Um espaço onde ideias espalhadas pelo mundo recebem recursos, são desenvolvidas e podem revolucionar a indústria.

Vantuir Manoel Duarte, coordenador de produção em uma metalúrgica, destaca: “as pessoas estão acostumadas a verem um produto pronto. Ela embarca em um carro que está pronto, pega um produto no mercado que está pronto e, às vezes, não consegue enxergar todo o processo daquele produto até chegar ali”. E você, quer ficar por dentro de todo esse processo e conhecer um pouquinho mais sobre o tanto de tecnologia que há na indústria?

Confira na reportagem:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.