Empresa de Caçador é destaque pela promoção da saúde física e mental dos colaboradores
O Centro de Condicionamento Físico foi criado em 2012, como parte do programa Bem Viver Adami.
• Atualizado
Robson Wagner da Luz tem 40 anos e é vigilante na Adami/SA, em Caçador. Ele é um dos beneficiados com o Programa Bem Viver Adami. No trabalho, realiza rondas pela empresa e atua ainda no controle de entrada e saída de pessoas e materiais na Unidade, local onde há produção de papéis e embalagens de papelão.
Iniciou sua trajetória na empresa em 2014 e não imaginava quantas transformações a nova oportunidade traria na sua vida.
Foi no Centro de Condicionamento Físico da Adami que a vida do Robson começou a mudar. Nos quase nove anos de empresa, ele perdeu 23 kgs, baixou de 98kg para 70 kg. Com incentivo da empresa também começou a correr e participar de Campeonatos.
Robson conta que o incentivo de um colega o levou a começar a treinar na academia, “eu tinha um certo preconceito sobre academia, mas aceitei o desafio e hoje estou participando da atividade física sem parar, até no meio da pandemia a gente deu um jeitinho de continuar”.
O Centro de Condicionamento Físico foi criado em 2012, como parte do programa Bem Viver Adami. São diversos projetos voltados para promover a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde física e mental dos colaboradores da empresa.
A academia exclusiva atende cerca de 250 pessoas e funciona de segunda a sexta-feira das 06h30 até às 21h30 e todos os funcionários podem usufruir do espaço. Eles podem ir até o local, realizar a primeira avaliação física com o profissional especializado, que realiza a orientação também durante os treinos.
“Há dez anos atrás a empresa percebeu a necessidade de investir na qualidade de vida das pessoas e COM ESSE objetivo ela abriu o Centro de Condicionamento Físico. Os colaboradores são convidados a participar, a ter aulas de musculação e circuito funcional aqui na academia, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida a todos eles”, afirma o analista de eventos e esportes na ADAMI, Fernando Chaves.
Bem viver: desafios, corridas e incentivo que vai além das paredes da empresa em Caçador
A empresa de Caçador também propõe desafios na academia, como o Desafio da Medida Exata, de perca de peso. Em um desses desafios Robson fez uma competição com um colega e perdeu 7kg em um mês. Com o incentivo do mesmo colega ele também começou a correr. Há mais de quatro anos participa de diversas competições amadoras na região e já acumula conquistas.
A medalha que exibe com orgulho é da Maratona na Serra do Rio do Rastro, de 2021, “a minha maior conquista até então foi essa, já tenho várias, mas essa aqui foi a maior na Serra do Rio do Rastro, foram 25km morro a cima, pra quem conhece sabe que é morro de verdade”
A paixão pela corrida de rua não apenas o incentivou como também contagiou a família e outros colegas. Suas duas filhas e a esposa já participaram de competições junto com ele. E quando a família realiza junto os treinos costumam ter ao final um momento de descontração em um piquenique em família.
Outras atividades também são desenvolvidas pelo Programa Bem Viver Adami, como competições esportivas entre os colaboradores. “nós temos as copas, Copa Adami de Futsal, de vôlei, de diversas modalidades, onde também a gente convida nossos colaboradores a participar e incentivamos a participação em corridas, como é o caso do Robson, temos outros colaboradores que também participam”, diz Fernando Chaves.
Rafael Comisi, gerente de saúde e segurança do SESI, explica que oportunidades como essas são essenciais para promoção da saúde e bem-estar físico e emocional dos funcionários. Além disso, esse incentivo na indústria é uma importante estratégia de saúde popular. “O ambiente de trabalho é capaz de promover o engajamento, sensibilização, conscientização para a atenção, para o cuidado na saúde das pessoas e isso transcende as portas, as paredes das indústrias das empresas, levando a possibilidade de o trabalhador levar essa informação para sua casa e para sua comunidade, gerando um benefício para toda a sociedade”, afirma.
Graças ao apoio que recebe da empresa Robson sonha em ir ainda mais longe e alcançar novos objetivos. “A São Silvestre já tá no calendário para conseguir um sonho da minha mãe que é de ver o filho dela mais velho correndo na competição.”
Confira reportagem do SCC Meio-Dia
- Indústria catarinense: o caminho para o crescimento profissional e um futuro promissor
- Setor industrial de SC: capacitação e dedicação são segredos para bons resultados
- Uma força que surpreende: indústrias catarinenses são responsáveis por mais de 50% do crescimento de SC
- Equilibrar investimentos é a chave para inovações mais disruptivas
- Crescimento industrial catarinense impulsiona contratações de profissionais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO