Santa Catarina vive um momento histórico no mercado imobiliário e o CRECI-SC quer garantir que ele seja seguro e profissional
Santa Catarina se tornou um polo de atração para investidores, incorporadoras e compradores de todas as regiões
• Atualizado
Santa Catarina já é o segundo maior mercado imobiliário do Brasil e o que mais cresce no país. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com apoio da Brain Inteligência Estratégica, entre abril de 2021 e março de 2025, o estado registrou um aumento de 94% nos lançamentos imobiliários, índice muito acima da média nacional.
O volume de vendas impressiona: de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/Brain), foram R$ 41,9 bilhões em imóveis comercializados em 2024, confirmando a força do setor.
Com cidades como Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis entre as mais valorizadas do Brasil, Santa Catarina se tornou um polo de atração para investidores, incorporadoras e compradores de todas as regiões. Mas, junto com as oportunidades, crescem também os riscos de golpes e atuação de falsos corretores.
De acordo com o CRECI-SC, mais de 6 mil falsos corretores foram autuados desde 2022. Para a instituição, isso evidencia a urgência de proteger o consumidor e fortalecer a categoria. Por isso, o Conselho defende a criminalização do exercício ilegal da profissão e investe fortemente em fiscalização, qualificação e valorização dos corretores credenciados.
“O mercado imobiliário que mais cresce no Brasil exige excelência profissional. E isso significa atuar com ética, preparo e segurança — garantindo que cada transação seja protegida para o consumidor e para o próprio setor”, afirma o presidente do CRECI-SC, Marcelo Brognoli.
Além da fiscalização rigorosa, o CRECI-SC vem ampliando suas ações de capacitação contínua para os cerca de 60 mil corretores ativos no estado, oferecendo cursos, certificações e suporte técnico. O objetivo é claro: manter Santa Catarina como referência de qualidade e credibilidade no mercado imobiliário.A nova campanha do Conselho, lançada em agosto, convida corretores e a sociedade a se engajarem. A mensagem é direta: antes de comprar ou vender, consulte se o profissional tem CRECI. Só assim o mercado poderá continuar crescendo de forma sustentável e segura.
Para saber mais sobre o trabalho do CRECI, acesse o site ou siga nas redes sociais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO