Prefeitura de Florianópolis Compartilhar
Combate à violência contra a mulher

“Seu silêncio custa uma vida”: Com ações do Agosto Lilás, Florianópolis promove mudanças reais na sociedade

Prefeitura de Florianópolis realizou uma série de iniciativas, com a promoção de cursos, atividades e palestras

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Durante todo o mês de agosto, Florianópolis foi palco de ações de conscientização e combate à violência contra a mulher. Empenhada em fazer do agosto, mês nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, um verdadeiro marco na luta, a Prefeitura de Florianópolis realizou uma série de iniciativas, com a promoção de cursos, atividades e palestras. 

A campanha, intitulada “Seu silêncio custa uma vida”, tem como objetivo, além da conscientização e da sensibilização, a realização de mudanças reais na sociedade. Para isso, nesta quarta-feira (30) foi realizada a assinatura de um termo de cooperação técnica de combate à violência contra as mulheres entre a Prefeitura da Capital e o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

Com a assinatura do Termo de Cooperação, serão criados grupos reflexivos para autores de violência. Andréa Vergani explica que os grupos estão previstos na Lei Maria da Penha, que completou 17 anos em agosto. “O enfrentamento da violência contra as mulheres não se esgota na judicialização e na punição do autor do crime. Estratégias além da punição são urgentes e necessárias. Além de implantar a Lei Maria da Penha, os grupos irão colocar Florianópolis em um patamar mais elevado no enfrentamento da violência contra as mulheres”, destaca Andréa Vergani, Assessora de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Queremos cada vez mais prestar atenção nas vítimas e poder acolher em um momento extremamente delicado, sem esquecer da prevenção, que é um trabalho de longo prazo. Esta etapa é crucial para um futuro mais seguro e justo para todas as mulheres de nossa cidade”, afirma o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). 

Nesta quinta-feira (31), último dia do Agosto Lilás, será realizado o evento “Cuidando de Quem Cuida”. O evento é uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Santa Catarina (ABMCJ SC) e visa “cuidar de quem cuida”, dando atenção aos colaboradores que atuam com mulheres vítimas de violência. 

Ações ao longo do mês

Lançada no dia 4, a campanha do Agosto Lilás não se limitou apenas ao centro de Florianópolis. No dia 5 de agosto, durante a partida de futebol entre o Avaí e o Criciúma, no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, e no dia 26 de agosto, no jogo entre Figueirense e Manaus, no Estádio Orlando Scarpelli, foram realizadas ações, com exibição de vídeos e faixas, com foco em alcançar um público diversificado.

Já no dia 7 de Agosto foi realizada uma Roda de Conversa com o tema “Violência contra Mulher: O que os dados (não) revelam”. Durante o evento foi discutida a violência contra as mulheres negras e contra as mulheres LGBTQIA+.

Nos dias 10 e 17 de agosto, a Prefeitura de Florianópolis levou o conhecimento às ruas com a realização de blitz informativas nas proximidades do Terminal de Integração do Centro (Ticen) e do Mercado Público. Essas ações contaram com a participação de parcerias, que distribuíram material informativo sobre as redes de acolhimento e atendimento a mulheres vítimas de violência.

E para debater a violência contra mulheres com deficiência foi realizado um evento na Câmara de Vereadores de Florianópolis, no dia 25 de agosto. Além disso, com foco na conscientização de crianças e adolescentes, durante todo o mês foram realizadas ações nas escolas municipais, assim como a distribuição de uma revista sobre a temática.

Debate na Câmara de Vereadores. Foto: Arquivo Pessoal

“Ter acesso a esse conhecimento pode ser um passo crucial para a libertação das vítimas desse ciclo de abuso. Nosso papel enquanto sociedade não é julgar, é estar do lado, estar disponível e compartilhar informações de qualidade. A violência contra a mulher é uma responsabilidade da sociedade, do poder público e da iniciativa privada e se nos unirmos vamos conseguir avançar e diminuir os números que são tão alarmantes”, pontua Andréa Vergani.

Todas as ações promovidas pela Prefeitura de Florianópolis no âmbito do Agosto Lilás contaram com a distribuição de folders informativos. Os materiais possuem informações essenciais, por exemplo, onde buscar ajuda e quais são os serviços e recursos disponíveis para mulheres em situação de violência.

Protocolo Não Se Cale

Além dessas ações, a Prefeitura lançou o site do protocolo “Não Se Cale”. Apresentado inicialmente em março no Dia Internacional da Mulher, o protocolo visa coibir e combater violências sexuais e agressões contra as mulheres em estabelecimentos comerciais de Florianópolis. 

Funcionários dos estabelecimentos começaram a receber, neste mês, capacitação online para saber como agir em casos de violência. Até o momento, 18 locais, incluindo casas noturnas, pousadas e restaurantes, já demonstraram interesse em participar.

“A maioria dos estabelecimentos têm interesse e já sentiam a necessidade de ter um protocolo e a capacitação online é uma solução prática e acessível, permitindo que os funcionários se qualifiquem para lidar com situações de violência contra a mulher”, explica a assessora de Políticas Públicas para as Mulheres de Florianópolis. Após a conclusão da capacitação, os participantes recebem um certificado que atesta seu compromisso com a segurança das mulheres. 

Transporte Público Gratuito

Outra iniciativa realizada durante o Agosto Lilás foi a criação de um projeto de lei que prevê a gratuidade no transporte público para mulheres em situação de violência. A iniciativa foi encaminhada pelo Prefeito de Florianópolis para a Câmara de Vereadores.

“A Prefeitura entende que a dependência financeira é um dos grandes fatores que impede que a mulher consiga romper o ciclo de violência e o projeto é mais uma ação para contribuir para que elas consigam quebrar esse ciclo de agressões”, finaliza Andréa.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.