Gastronomia da Oktoberfest Blumenau se reinventa com pratos inéditos e opções para todos os paladares
Joelho de porco, Currywurst e sanduíche de salmão estão entre as novidades da edição 2025
• Atualizado
A gastronomia da 40ª Oktoberfest Blumenau chega este ano ainda mais diversificada, com pratos inéditos e uma oferta ampliada para atender todos os paladares desde os fãs da culinária germânica tradicional até aqueles em busca de novas experiências.
Entre os clássicos que não poderiam faltar, estão o Eisbein, o famoso joelho de porco com pele crocante e carne suculenta, e o Currywurst, salsicha servida com molho de tomate e toque de curry, típica das ruas de Berlim.
Uma das grandes novidades da edição é a Casa do Salmão, inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, que serve o Lachbrotchen, um sanduíche de salmão assado com creme de alho. Outra atração é a valorização da linguiça Blumenau, que além de estar presente em diversos pratos, ganhou um ponto próprio com releituras criativas, incluindo pipoca e pirulito de linguiça.
Entre os pratos mais pedidos pelo público estão o tradicional pão com bolinho blumenauense, o Flammkuchen (pizza alemã de massa fina), o Bratwurst (salsichão grelhado), o Schnitzel (carne suína empanada) e a batata recheada, que permanece como uma das grandes favoritas.
O retorno do Galegão como pavilhão gastronômico proporciona uma experiência diferenciada, com pratos servidos em porcelana, como o Páprika Schnitzel & Pommes Frites (carne suína empanada com molho de páprica e batatas fritas) e o Spätzle Mit Pilzen (macarrão alemão com molho cremoso de cogumelos), além do chope servido em copos de vidro.
A festa também se destaca pela inclusão alimentar, oferecendo cardápio adaptado para restrições alimentares. Na Casa Vegana, os visitantes encontram hambúrgueres vegetais, cachorro-quente especial, pizzas e batatas fritas adaptadas para dietas veganas e sem glúten.
Após a fartura salgada, os doces tradicionais adoçam o evento: cucas, tortas alemãs, bretzels cobertos por chocolate, strudels de maçã com nata, brownies de chocolate com sorvete e waffles recheados estão entre as opções disponíveis.
“A Oktoberfest se renova a cada ano. Ouvi falar da pipoca de linguiça Blumenau e fiquei curiosa pra provar, acho incrível como a festa consegue se reinventar na comida, sempre trazendo algo novo”, disse Mariluci Gabriel Cardoso, de Içara (SC), que visita a festa pela primeira vez.
Para quem busca opções adaptadas, a variedade impressiona. “Como vegana, é ótimo poder aproveitar uma festa tão grande e ainda ter opções pra escolher”, afirmou Júlia Bastos, de Blumenau.
Serviço
A área de alimentação da festa conta com quase 20 pontos espalhados pelos setores do Parque Vila Germânica e no Boulevard Spaten Garten. O Boulevard e o Empório Vila Germânica abrem às 11h de segunda a sexta (exceto dia 8, que abre às 18h, e dia 23, que abre às 9h) e às 10h aos sábados e domingos. Mais informações sobre as opções gastronômicas estão disponíveis no site oficial da festa: Oktoberfest Blumenau – Gastronomia.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO